Os atletas paralímpicos de Caraguatatuba, Marçal Leme da Costa e Monique de Oliveira foram vice-campeões no último final de semana (08 e 09/11), na 2ª edição do Campeonato Sudamericano de Surf Adaptado, realizado em Playa Grande, na Argentina.
Com a participação de mais de 40 atletas de diversos países da América do Sul, ambos conquistaram o 2º lugar em suas categorias: Marçal pela AS3 (sentado) e Monique pela AS5 (com assistência) feminino.
Ambos os surfistas integram a equipe de esportes adaptados da Secretaria de Esportes e Recreação de Caraguatatuba.
Pelo segundo ano participando da competição, Marçal contou que a disputa pelo 1º lugar foi acirrada. “Foi uma competição muito dura, pois a água era muito gelada e os ventos fortes. São elementos que não estamos acostumados no nosso litoral. Mas que com persistência, faltou pouco para o primeiro lugar”, explicou.
A edição inaugural do Campeonato Sudamericano de Surf Adaptado foi realizada no ano passado também no Mar Del Plata, na Playa Grande.
Surf Adaptado
O Surf Adaptado é um dos esportes de sucesso que surgiu da necessidade de lazer e socialização entre as pessoas com deficiência. Consiste em técnicas diferenciadas e equipamentos adaptados à necessidade de cada praticante.
Para cada deficiência desenvolvem-se pranchas especiais e técnicas específicas, para que possam praticar com segurança. Além disso, existem diversas categorias de competição de acordo com a deficiência, que podem variar de competição para competição, mas as mais comuns são: ASI (deficiência intelectual, com ou sem assistência), AS1 (para quem surfa sem assistência), AS2 (sem assistência ou ajoelhado), AS3 (surfe sentado), AS4 (para surfistas deitados), AS5 (com assistência) e AS6 (deficiência visual).
Raiana Bitencourt
Jornalista Responsável: Acácio Gomes
Informação para a Imprensa: (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br