A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu de 2 a 6 de dezembro, a Campanha “Fique Sabendo” em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s). O trabalho foi preconizado pelo Governo Estadual em alusão ao Dia Mundial de Combate a AIDS, recordado em 1º de dezembro.
A Unidade de Moléstias Infectocontagiosas (UAMI) concretizou, ao todo, 754 testes rápidos para detecção de HIV e Sífilis pelo Programa IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis) – AIDS e Hepatites Virais.
Somente, nas Unidades Básicas de Saúde, em uma programação especial, foram feitos 340 testes. O trabalho também foi reforçado em ações no sábado (30/11), na Unidade Perequê-Mirim I e, no sábado (07/12), na Praça Diógenes Ribeiro de Lima, no Centro de Caraguatatuba.
Além dos testes rápidos, houve também distribuição de preservativos, orientação sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST’s), palestras sobre HIV; orientação, promoção e prevenção da sífilis e HIV.
Segundo a Secretaria de Saúde, todas as ações do chamado Dezembro Vermelho, tiveram como objetivo conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce do HIV e sífilis.
Dezembro Vermelho
Em 1987, a ONU criou esta campanha e, em 1991, a fitinha vermelha surgiu com artistas de Nova York, para lembrar a luta contra a AIDS e transmitir compreensão, solidariedade e apoio aos portadores do vírus HIV. No Brasil, o projeto foi adotado em 1988 pelo Ministério da Saúde.
Talita Fernanda
Informações para a imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.b