O andamento dos processos para revitalização da Praça Diógenes Ribeiro de Lima (Praça do Artesão) foi tema de uma reunião realizada nesta terça-feira (10) com o prefeito Aguilar Junior, secretários de Obras (Leandro Borella), Urbanismo (Wilber Cardozo), presidente da Fundacc – Fundação Educacional e Cultura de Caraguatatuba (Silmara Mattiazzo) e representantes da Femaac – Feira de Artes e Artesanato de Caraguatatuba.
A estimativa é que a escolha da empresa que fará a reforma da praça saia até a segunda quinzena de dezembro. Agora, os 83 artesãos devem definir se querem se transferir ainda no dia 6 de janeiro de 2020 para a Praça Ton Ferreira ou somente após o Carnaval.
“Se a indicação for para mudar assim que sair a licitação, serão montadas tendas nesta praça para que eles possam trabalhar durante todo o período da reforma, especialmente neste período que é de alta temporada para todos”, disse o prefeito Aguilar Junior, acrescentando que haverá toda a infraestrutura para eles como iluminação e banheiro.
Em setembro passado, o prefeito assinou convênio com o Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (DADE), órgão da Secretaria de Turismo do Estado, para a liberação de recursos na ordem de R$ 5,5 milhões para revitalização das praças Diógenes Ribeiro de Lima (Praça dos Artesãos), no Centro, e Praça Antonio Fachini (Artesanato), na Praia Martim de Sá, além de R$ 2 milhões para a reforma e ampliação do o píer do Camaroeiro.
O projeto da Praça Diógenes prevê a construção de 90 quiosques fixos e 10 locais reservados para expositores eventuais, que ficarão em um deck separado para visitantes ou envolvidos em projetos sociais. A praça compreende uma área total de mais de 11 mil m².
O espaço tem a proposta de resgatar e fortalecer o artesanato local, além de fomentar o turismo. O projeto visa respeitar a história do município, com adequações ao futuro da cidade.
O projeto também compreende a reforma e ampliação do banheiro público; do espaço do Programa “Acessa SP”, projeto de internet gratuita; implantação de containers e lixeiras do Programa de Coleta Seletiva, além de melhorias na iluminação interna da praça.
A arborização existente passará por uma manutenção e receberá o plantio de espécies nativas conforme novo projeto paisagístico elaborado pela Secretaria Municipal de Urbanismo. A praça atenderá todas as políticas de acessibilidade para que toda a população usufrua do espaço.
O projeto é uma prioridade do prefeito Aguilar Junior. “Este ponto é o segundo local mais visitado da cidade, tem que ser valorizado e respeitado”, destacou.
Mara Cirino
Informação à Imprensa: (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br