De 21 a 25 de fevereiro, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Unidade de Moléstias Infectocontagiosas (UAMI) da Secretaria de Saúde, prevê distribuir 180 mil preservativos entre os foliões de blocos carnavalescos da cidade. Isto tudo para garantir que a diversão seja, além de segura, consciente.
Materiais educativos informando sobre HIV/AIDS, Hepatites Virais e Sífilis também serão entregues durante as festividades carnavalescas.
De acordo com a Secretaria de Saúde, a campanha tem foco em todos os públicos, mas 100 mil preservativos de 49 milímetros serão entregues apenas a adolescentes. Outros 80 mil preservativos de 52 a 53 milímetros serão distribuídos a adultos.
Na semana do Carnaval, representantes de Blocos de Carnaval do município receberão os preservativos entregues pela equipe da UAMI na Secretaria de Turismo de Caraguatatuba.
Porém, a atenção é maior para os segmentos mais vulneráveis às IST’s, HIV/AIDS, como por exemplo, usuários de drogas, profissionais do sexo e homens que fazem sexo com homens.
O que são IST – As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. São transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de camisinha masculina ou feminina com uma pessoa que esteja infectada. A transmissão de uma IST pode acontecer, ainda, da mãe para a criança durante a gestação, no parto ou a amamentação.
O tratamento das pessoas com IST melhora a qualidade de vida e interrompe a cadeia de transmissão dessas infecções. O atendimento e o tratamento são gratuitos nos serviços da UAMI e das Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Caraguatatuba.
Talita Fernanda
Informações para a imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br