A partir da próxima segunda-feira (16), a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), realiza a “Intensificação de Busca Ativa de Casos de Tuberculose – 1ª Fase” em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) de Caraguatatuba até o dia 30 de março.
Na semana de combate à doença, do dia 23 a 27, as unidades receberão diversas atividades como orientações sobre a doença, panfletagem, palestras e rodas de conversa.
A Sesau informou que a tuberculose é uma doença contagiosa, causada pela bactéria bacilo de Koch que atinge os pulmões podendo também atacar os rins, gânglios, intestinos, ossos, meninges ou qualquer outro órgão do corpo.
A equipe do Programa da Tuberculose ressaltou que a transmissão é feita pelo contato direto do doente que está eliminando bacilos, com uma pessoa sadia. Ao tossir, espirrar ou falar, (sem proteger a boca) o doente está eliminando gotículas com bacilos que podem vir a ser aspirado, chegar aos pulmões, e então, iniciar a sua multiplicação.
Segundo a enfermeira coordenadora do programa, Maria Célia Marinho, o sinal mais frequente é tosse, às vezes acompanhada de escarro. Ele ainda acrescentou que “o doente pode apresentar também febre baixa geralmente a tarde, suores noturnos, falta de apetite, emagrecimento, fraqueza, dor no tórax, e até escarro com sangue”.
O principal exame utilizado para descobrir a tuberculose e o tratamento da tuberculose é gratuito e está disponível em qualquer UBS. Sua duração é de seis meses, sem interrupção, e não há exigência de isolamento.
Clique aqui para conferir a programação completa das ações que serão realizadas no município.
Gabriel Batalha
Jornalista Responsável: Acácio Gomes