A quantidade de dose abaixo do esperado e a preocupação, principalmente dos idosos por conta do coronavírus, fez com que muita gente procurasse os postos de vacinação de Caraguatatuba nesta segunda-feira (23/03) para imunização contra a H1N1 (Influenza).
#PraCegoVer: Avenida da Praia, próximo a Praça da Cultura. Agente de trânsito organiza a fila de carros para o “drive-thru”. (Foto: Divulgação/PMC)
Apenas duas horas foram suficientes para as 5.900 doses da vacina, enviadas pelo Governo do Estado, acabarem em Caraguatatuba. Nos bairros a vacinação que seria de 8h às 16h, terminou às 11h. Nos “drive-thru” seria de 13h às 16h, também terminou bem antes do previsto.
O aposentado Donato Ferreira Filho, 72 anos, foi levar a mãe, Élide Pinardi Ferreira, 93 anos, de carro, no drive-thru do Centro para tomar a vacina. “Fomos os primeiros da fila. Chegamos às 11h40, mesmo sabendo que só iria começar às 13h”, contou Donato.
Dona Élide disse que nunca viu algo parecido em quase um centenário de vida. “Não estou com medo, mas estou obedecendo direitinho à quarentena e aos procedimentos de higiene”, garantiu.
#PraCegoVer: Equipe da Secretaria da Saúde com jaleco e máscaras preparam as dosas para início da vacinação na Praça da Cultura, Centro. (Foto: Divulgação/PMC)
Cláudio Caju, 63 anos, e Dulce Aparecida Chaves, 60 anos, estavam no carro que conseguiram as duas últimas senhas no “drive-thru” do Centro. “Fiquei apreensiva e ao mesmo tempo aliviada por conseguir as senhas finais. Chegamos aqui por volta das 12h40. Só saí de casa por causa disso”, ressaltou Dulce.
A Prefeitura Municipal já solicitou à Secretaria de Saúde do Estado, nova remessa para a cidade. A informação é que deve chegar até a próxima sexta-feira, dia 27. O ideal para vacinar 100% do público alvo nesta primeira etapa – idosos e profissionais de saúde – era 15.082 doses.
A Vigilância Epidemiológica do município trabalha para vacinar 90% desse público que é de 11.676 idosos e 3.406 profissionais da saúde.
A vacinação ocorreu em 10 pontos da cidade, sendo oito escolas, uma Unidade de Saúde e um Centro Comunitário, nos bairros: Perequê-Mirim, Porto Novo, Morro do Algodão, Tinga, Jaraguazinho, Sumaré, Casa Branca, Jetuba e Massaguaçu. Também em três pontos de “drive-thru”: na Praça Nossa Senhora da Glória (Travessão), Praça da Cultura (Centro) e Praça do Skate (Massaguaçu).