O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo derrubou a liminar concedida pela Justiça de Caraguatatuba e determinou a suspensão da barreira sanitária instalada na chegada ao município na Rodovia dos Tamoios.
#PraCegoVer: A secretária adjunta de Saúde, Derci Andolfo, orientam motorista e passageiro que estão dentro de um veículo branco. (Foto: Divulgação/PMC)
A decisão foi assinada pelo presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Geraldo Francisco Pinheiro Franco.
A barreira durou cerca de 24 horas e neste período a Prefeitura de Caraguatatuba promoveu a vistoria de 1.107 veículos.
O ponto de controle sanitário teve o objetivo de levantar quantos motoristas estavam adentrando na cidade de passagem ou se eram moradores. A temperatura corpórea de todos dentro dos veículos era medida, além de receberem orientações sobre quarentena e os cuidados sobre o coronavírus.
Em casos de pessoas com sintomas leves, houve recomendação de quarentena e que fizessem o teste nas Unidades de Saúde do Litoral Norte.
Duas famílias que chegaram dos Estados Unidos passaram pela barreira e estavam indo em direção à Ilhabela. Elas foram orientadas a ficar em quarentena e procurar atendimento médico na cidade.
Veículos com motoristas que se recusavam a aferir a temperatura corpórea, as placas foram anotadas e encaminhadas para as autoridades policiais.
A Prefeitura de Caraguatatuba informa que já entrou com recurso solicitando novamente a intervenção do bloqueio na entrada do município.
“A justificativa foi de que essa ação é de competência exclusiva do Estado. Vamos continuar lutando para proteger a saúde da população”, destaca o prefeito Aguilar Junior.