Em tempos do novo coronavírus (Covid-19), os cemitérios e funerárias de Caraguatatuba adotaram medidas padrões para a liberação, velórios e enterros em casos considerados suspeitos ou confirmados da doença. Os caixões já chegam fechados das funerárias e o sepultamento é imediato.
O administrador do Cemitério Municipal Parque das Flores, Salmo Mateus Rodrigues, explica que a orientação é da Associação Brasileira do Setor Funerário (Abradif) e agora normatizado com legislação específica do Ministério da Saúde para o Covid-19.
Na semana passada, os dois cemitérios – Municipal e Bela Vista, no Jetuba, mais as quatro funerárias – foram orientados pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Vigilância Sanitária, sobre as medidas a serem seguidas.
A legislação determina que os velórios e funerais de pacientes confirmados/suspeitos da COVID-19 não são recomendados devido à aglomeração de pessoas em ambientes fechados. Nesse caso, o risco de transmissão também está associado ao contato entre familiares e amigos. Essa recomendação deverá ser observada durante os períodos com indicação de isolamento social e quarentena.
“Aqui a situação está até tranquila em termos de aglomeração porque as pessoas quase não vêm nos velórios e no caso de algumas famílias, elas mesmo pedem o enterro sem muita despedida”, explica Salmo Rodrigues.
Alexandre Marçal Stringari, diretor do Cemitério Bela Vista, explica que todos os protocolos do Estado são seguidos, sendo que caixões lacrados com ou sem visores, seguem para o sepultamento imediato. “Em respeito aos familiares, deixamos eles fazerem a despedida rápida, quando querem, antes do enterro”.
No caso de velórios de pessoas sem sintomas do novo coronavírus, ele conta que houve uma redução no tempo de permanência e os presentes são orientados para não ficarem todos aglomerados na mesma sala.