Em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta sexta-feira, 5 de junho, a Prefeitura de Caraguatatuba destaca o trabalho da Coleta Seletiva e dos Ecopontos. A busca pelos serviços aumentou em 20% durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
#PraCegoVer: Caminhão da Coleta passando em rua, enquanto dois coletores colocam material dentro (Foto: Divulgação/PMC)
A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) com objetivo de chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e importância da preservação dos recursos naturais.
O plano de Gestão de Resíduos Sólidos do município conta com vários programas. Dentre eles, o Programa de Coleta Seletiva e os Ecopontos, instalados nos bairros Martim de Sá, Golfinhos e Massaguaçu. Juntos, os dois serviços reaproveitam, todo mês, cerca de 250 toneladas de material reciclável.
Com a separação dos materiais, a Prefeitura tem uma economia de quatro a seis caminhões de lixo por mês que deixam de subir a serra ao aterro sanitário. Isso equivale a quase 200 toneladas, gerando uma economia significativa aos cofres públicos.
Com a prática do descarte correto, a Coleta Seletiva, além de diminuir novos tipos de surtos e contágios, como a dengue, evitando possíveis focos, também colabora com duas cooperativas de reciclagem da cidade.
Nestes locais, os materiais são triados e vendidos para empresas, gerando renda para mais de 20 famílias, direta e indiretamente. Em média, 100 pessoas, sobrevivem deste trabalho, colaborando com o meio ambiente e possibilitando que os resíduos retornem ao ciclo comercial como mercadoria.
Quem optar pelo descarte nos Ecopontos, instalados em três locais estratégicos da cidade, também beneficiará as cooperativas. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP), cada cooperativa recebe cerca de 80 toneladas de material reciclável todo mês.
A programação completa da Coleta Seletiva pode ser acessada no link: http://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/coletaseletiva/.
Serviço
Ecoponto Golfinhos: Alameda dos Corais
Ecoponto Martim de Sá: Rua Carijós, 170 – próximo a Praça do ParCão
Ecoponto Massaguaçu: fica entre a esquina da Avenida Antônio de Lucca e Avenida Três.
#PraCegoVer: Área do Ecoponto para separação de materiais (Foto: Divulgação/PMC)
Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca