Arte/Imagem: Divulgação
“Semana de Arte de Ilhabela – Edição Virtual” terá 150 projetos contemplados, que receberão R$ 1.500 cada; inscrições vão de 10 a 24 de junho
A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundaci, em parceria com o Fórum Popular de Cultura e o Conselho Municipal de Políticas Culturais (Compci), lança o edital “Semana de Arte de Ilhabela”, para dar suporte a artistas locais durante o período de isolamento social imposto pela pandemia da Covid-19.
A Semana de Arte de Ilhabela, terá uma Edição Virtual que ocorrerá entre os 25 e 31 de julho, na plataforma digital oficial da Prefeitura de Ilhabela. Serão selecionadas 150 propostas de atividades artístico-culturais que serão transmitidos de forma online. Cada participante (individual/Grupo) receberão R$ 1.500,00 pela exibição.
Poderão participar da seleção pessoas físicas ou jurídicas residentes em Ilhabela, com projetos individuais ou coletivos, desde que seja comprovado que elas residem juntas ou estão respeitando as regras de isolamento social.
O produto final pode ser em formato de vídeo, podcast (material forma de áudio) ou e-book (livro digital), nas seguintes categorias artísticas: Música, Artes, Cênicas, Dança, Artes Visuais, Cultural Digital, Literatura, vídeo aulas e/ou Oficinas Culturais, Palestras sobre temas na área arte/cultura, cultura popular, cultura e relações étnico/raciais, cultura e relações de gênero, Cultura Caiçara e difusão dos saberes e fazeres das Comunidades Tradicionais. A avaliação das propostas será feita por pareceristas de fora do município, garantindo idoneidade do processo.
A proposta e o formato do edital foram amplamente debatidos entre a Secretaria de Cultura, o Conselho de Políticas Culturais e o Fórum Popular de Cultura, que desde o início da quarentena vem pressionando o poder público a fomentar iniciativas e projetos que beneficiem, de maneira transparente e democrática, a participação de artistas locais de diferentes segmentos.
As inscrições para a Semana de Arte de Ilhabela vão de 10 a 24 de junho e o resultado será divulgado no dia 10 de julho. Com o objetivo de ampliar o alcance do edital, o Fórum Popular de Cultura irá realizar em suas redes sociais, vídeos e lives para auxiliar artistas no processo de inscrição, uma vez que nem todo tem experiência em escrever projetos.
Para as inscrições, será disponibilizado um link na homepage da Prefeitura com um Formulário online. Além dos dados pessoais obrigatórios, serão necessários dados profissionais do proponente, currículo, proposta de inscrição com descrição do conteúdo e forma de gravação (podendo ser em celulares, câmeras fotográficas ou câmeras de vídeo, utilizando recursos de edição ou não).
O Fórum Popular de Cultura irá transmitir uma live nesta quarta-feira (10), às 19h, em sua rede social @forum_cultura_ilhabela, no Instagram, para esclarecer as dúvidas dos interessados.
Para acessar o edital na íntegra, basta clicar no link: https://www.ilhabela.sp.gov.br/licitacao/edital-de-selecao-de-artistas-para-a-semana-de-arte-de-ilhabela-edicao-virtual/
Cronograma:
-10/6
Live de esclarecimento
– 10 a 24/6
Recebimento das propostas
– 25/6 a 9/7
Análise
– 10/7
Divulgação do resultado
– 13 a 24/7
Organização do material para a publicação do material em plataforma da Prefeitura
– 25 a 31/7
Semana da Arte de Ilhabela
Camila Migliorini
Supervisora de Imprensa