Michaela Fregonese concorre ao prêmio principal do feminino e soma duas indicações; Maya Gabeira e Lucas Chumbo também são lembrados em duas categorias cada
Por GloboEsporte.com — Rio de Janeiro
A Liga Mundial de Surfe (WSL na sigla em inglês) anunciou os indicados das nove categorias do XXL Awards, prêmio que homenageia os melhores atletas de ondas gigantes nos últimos 12 meses. Esta edição, a 20ª da história da premiação, conta com quatro brasileiros entre os concorrentes: o ex-BBB Lucas Chumbo, Maya Gabeira, Felipe Cesarano e Michaela Fregoneses.
Os vencedores serão anunciados ao longo das próximas cinco semanas. Michaela Fregonese é a única representante do Brasil na principal categoria, Melhor Onda, no feminino. Este prêmio será dado apenas no dia 24 de agosto. Ela também concorre em Performance do ano.
Maya Gabeira e Lucas Chumbo são outros a concorrer a dois prêmios cada, nas mesmas categorias: Melhor Performance e Maior Onda. No caso de Maya, a premiação pode representar a perda do recorde mundial de maior onda já surfada por uma mulher (20,7m).
A principal concorrente da brasileira é a francesa Justine Dupont, que em novembro do ano passado teve atuação espetacular em Nazaré, em Portugal. O anúncio da vencedora desta categoria será feito no dia 17 de agosto, mesma data em que a altura da onda surfada por Dupont será confirmada e, eventualmente, ratificada como novo recorde.