A Educação Inclusiva da Rede Municipal de Ensino de Caraguatatuba é referência no atendimento aos estudantes com Necessidades Educacionais Especiais (NEE).
Esse setor da Secretaria de Educação garante o acesso e a permanência dos alunos com Necessidades Educacionais Especiais a um ensino de qualidade, minimizando as barreiras e potencializando as habilidades nas unidades escolares municipais.
Atualmente, a Educação Inclusiva acompanha cerca de 1.700 estudantes (NEE), sendo 475 matriculadas no Atendimento Educacional Especializado (AEE) e 450 crianças matriculadas nos Centros de Referência em Inclusão Escolar e Social (CRIES), contabilizando mais de 2.200 atendimentos por mês.
Nos CRIESs – Centro (Tinga), Sul (Perequê-Mirim) e Norte (Jardim Casa Branca) as crianças recebem atendimento especializado nas áreas de Psicologia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia e Serviço Social. Nesses espaços, são realizadas intervenções nas áreas do desenvolvimento humano – comunicação, comportamento, socialização, aprendizagem, psicomotricidade, atividades básicas de vida diária, atividades instrumentais de vida diária, desenvolvimento sensorial, emocional e motor.
Entre os alunos (NEE), 143 são crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) que recebem atendimento nas Salas de Recursos e também nos CRIESs com diferentes abordagens terapêuticas, entre elas, a Terapia de Integração Sensorial (IS).
A sala de IS começou a funcionar em 2019, após a Prefeitura adquirir os aparelhos e equipar as salas de Terapia Ocupacional com novos recursos para o atendimento.
Ensino Bilíngue
Na EMEI/EMEF Prof. Ricardo Luques Sammarco Serra (Praia das Palmeiras) são atendidos 12 dos 14 alunos surdos da rede, acompanhados diretamente pelas professoras intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais). Dois outros são atendidos em outras unidades escolares