O Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi) paralisou as atividades desde o início da pandemia da Covid-19. Neste período, os 62 funcionários do espaço recebem capacitação e treinamentos sobre diversos temas.
#PraCegoVer: Homem e mulher posam para foto segurando certificados (Foto: Divulgação/PMC)
Segundo o fisioterapeuta e coordenador técnico do Ciapi, Mario Vitório, o principal objetivo das qualificações é preparar toda a equipe técnica e administrativa, cuidadores, educadores físicos, limpeza e portaria, para o retorno das atividades futuramente.
“Queremos que estejam preparados para lidar com novas situações e principalmente nas relacionadas ao novo coronavírus, como higienização e primeiros cuidados com os usuários, e claro, oferecer uma reciclagem nas áreas de atuação de rotina”, explicou Mario.
#PraCegoVer: Pessoas em pé na sala de treinamento com os braços levantados durante curso (Foto: Divulgação/PMC)
Os funcionários receberam capacitações sobre primeiros socorros, comunicação alternativa, atendimento ao idoso, acolhimento, motivacional, envelhecimento fisiológico, rede socioassistencial, garantia de direitos do estatuto do idoso, nutrição do idoso, adaptação de residência para evitar risco de queda, envelhecimento dos tecidos orgânicos, aplicabilidade das forças e tensões, genograma e ecomapa, entre outros.
Os treinamentos seguirão até que as atividades retornem a normalidade. Todos que passaram pelas capacitações receberam certificados.
O Ciapi de Caraguatatuba é administrado pelo IDGT – Instituto de Desenvolvimento de Gestão, Tecnologia e Pesquisa em Saúde e Assistência Social, com supervisão da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi).