Serafim, na Massaguaçu, região norte de Caraguatatuba, agora têm tem um motivo para comemorar a cidadania. Nesta sexta-feira (24), 42 famílias foram agraciadas com guia de emplacamento da rua e receberam a numeração oficial de suas moradias. Dessa forma, ligações de água e energia elétrica passam a ser uma realidade.
O benefício chegou após o enfrentamento do prefeito Aguilar Junior junto ao Judiciário para beneficiar as famílias que há mais de 12 anos viviam de ‘gatos’, ou seja, com ligações clandestinas de água e luz. “Esse foi um dois nossos compromissos de levar condições de moradia para a comunidade”, disse o prefeito.
O levantamento da comunidade teve início em 2017, segundo a Secretaria de Habitação, e após muita luta foi possível atender as famílias. A entrega do emplacamento foi feita pela Secretaria de Urbanismo e de acordo com responsável pela pasta, Wilber Cardozo, a Sabesp já contemplou os moradores para a instalação dos cavaletes.
Cidadania
Morador há cerca de 9 anos no local, o ambulante Jesse Jones Borges, 56 anos, disse estar grato por agora ter um endereço fixo. “Pra nós, moradores, é muito importante porque a gente não era reconhecido até quando precisava fazer uma compra básica em uma loja e não podia”.
Ele agradeceu ao prefeito Aguilar Junior por cumprir com o que prometeu e garantir cidadania dos moradores que tinha dificuldade até mesmo para receber correspondência por parte dos Correios. “A entrega era feita só até a metade da rua e quem não recebia tinha de buscar com outras famílias”, conta.
Bom também para Gilberto Cândido, 64 anos, que fala em resgate da dignidade de cada morador do loteamento. “Na medida do possível nossa região receberá cada vez mais melhorias e dignidade”.