Desde 2016, quando assumiu o compromisso de entregar uma saúde de qualidade para Caraguatatuba, a Organização Social João Marchesi (OSJ) desenvolve diversas capacitações, através do Núcleo de Educação Permanente (NEP).
As atividades são direcionadas aos funcionários e profissionais da OSJ, como auxiliares administrativos, enfermeiros e médicos, que atendem a população nas doze Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) – Centro, Sul e Norte – do município.
O objetivo do NEP é melhorar e aperfeiçoar as técnicas de trabalho na área da saúde, além de ajudar a integração de novos funcionários, a atualização dos profissionais e inserção de novos conhecimentos na área primária (atenção básica) e nos atendimentos de urgência e emergência.
Segundo a enfermeira pediátrica e representante do NEP nas UBSs, Patrícia Arias, “os cursos são ministrados pelos enfermeiros do próprio núcleo, e por outros profissionais convidados para aulas/temas, que exigem conhecimentos mais específicos”.
Atualmente, a OSJ conta com 257 profissionais da atenção básica e 185 agentes comunitários de saúde (ACSs), um total de 442 trabalhadores. Patrícia apontou que “certamente, todos esses funcionários já passaram por pelo menos um treinamento do NEP”.
Com relação às UPAs, o enfermeiro cardiologista do NEP/UPA, Antonio Lincon Santos Mendonça, explicou que a capacitação foi feita em blocos. “Por conta dos diversos plantões, não podemos parar uma unidade para que receba treinamento. Então, nós realizamos em pequenos blocos, assim a gente evita lentidão no atendimento e aglomeração no local”.
Neste ano, na atual situação pandêmica do País, a OSJ e o NEP decidiram investir em treinamentos com assuntos relacionados ao novo coronavírus (Sars-Cov-2), que resulta a Covid-19, com aulas práticas e teóricas para ajudar os profissionais a lidarem com os desafios do dia a dia durante a pandemia.
Entre os assuntos estão: o uso correto de equipamentos individuais de proteção (EPI´s), classificação de risco dos pacientes suspeitos de Covid-19, teleatendimento, coleta de swab nos suspeitos de Covid-19 e o plano de gerenciamento de resíduos de serviços de saúde.
O que já foi ministrado pelo NEP durante a pandemia?
- Capacitação dos profissionais sobre o descarte correto dos resíduos, principalmente no momento atual para reduzir o risco de transmissão e contaminação pelo novo coronavírus nas UBSs do Rio do Ouro, Jaraguazinho, Perequê Mirim e Morro do Algodão.
- A UPA Centro recebeu um Mnemônico de Síndrome Coronariana Aguda e Parada Cardiorrespiratória.
- As UPAs Sul (Perequê-Mirim) e Norte (Massaguaçu) receberam o organograma de PCR, exame que detecta o novo coronavírus.
- Os profissionais da UPA Centro também receberam treinamento de coleta de SWAB, um cotonete estéril utilizado para coleta de exames microbiológicos.
- Treinamento sobre teleatendimento com profissionais das UBSs para aprimorar o atendimento via telefone. Nele o paciente recebe orientações e monitoramento, além de identificar precocemente sintomáticos dos grupos de risco das UBSs.
Os cursos são promovidos continuamente pelo NEP. As capacitações são ministradas mensalmente em todas as UBSs e UPAs. O NEP segue um cronograma elaborado anualmente com os temas específicos, de acordo com o calendário do Ministério da Saúde.