Moradores da Região Sul de Caraguatatuba receberam oficialmente, nesta quarta-feira (22/07), o novo CRAS Barranco Alto – Janaína Guerra Bernardes de Andrade.
Com essa entrega, o município passa a contar com seis unidades do CRAS, de Norte a Sul, facilitando ainda mais o acesso da população que necessita de atendimento.
Adequando as formalidades ao cenário de pandemia, a Prefeitura de Caraguatatuba transmitiu a cerimônia oficial de entrega em sua página oficial nas redes sociais, proporcionado à comunidade o acompanhamento desta importante entrega.
O novo CRAS Barranco Alto passa prestar atendimento mais de 7 mil cadastrados, descentralizando o atendimento que atualmente é realizado pelo CRAS Sul. A nova unidade conta com melhores condições de infraestrutura do equipamento, garantindo, além da qualidade dos serviços prestados, melhor acesso aos usuários.
O espaço conta com diversas salas de atendimento social, espaço educativo, recepção, coordenação, Cadastro Único, atendimento de IPTU, prontuários, espaço educativo, salas de oficinas, administrativo, psicólogo, almoxarifado, cozinha, além de uma ampla área verde.
O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, ressaltou a importância do acolhimento dos mais necessitados, principalmente nesse momento de pandemia.
“Um gesto de carinho faz a diferença na vida dessas pessoas. Sobre a descentralização dos serviços, reafirma seu objetivo que é facilitar e promover o acesso da população aos serviços, bem como prover melhores condições aos servidores”, disse.
Estiveram presentes a secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Ângela Sbruzi, a coordenadora do CRAS Barranco Alto, Alessandra Siqueira Salgado, a vereadora Vilma Teixeira de Oliveira, e os demais servidores do Social.
O CRAS Barranco Alto está localizado na Rua Sebastião Paulino Ferreira, 81. O telefone para contato é o (12) 3887-1316.
Devido à pandemia pelo novo coronavírus, o horário de atendimento presencial segue reduzido, sendo realizado sempre de segunda a sexta-feira, das 10h às 14h.
Homenageada
Janaina Guerra Bernardes de Andrade, brasileira, filha de Paulo Bernardes e Wilmar Guerra Bernardes. Nasceu em 23 de novembro de 1976, na cidade de São Paulo. Gêmea de Tatiana Guerra Bernardes, tendo ainda outra irmã, Patricia Guerra Bernardes.
Nos anos de 1986 e 1987 frequentou a Escola Estadual Ismael Iglesias, no bairro Barranco Alto, em Caraguatatuba. Formou-se em Biomedicina na Universidade Mogi das Cruzes. Pós-graduada em Acupuntura e também em Tomografia e Ressonância Magnética. Trabalhou em sua área, no laboratório Delboni e, por último, no Incor – Instituto do Coração, como biomédica.
Casou-se em 17 de junho de 2006 com Marco Aurélio Gonçalves de Andrade. Em 8 de fevereiro de 2009 nasceu seu primeiro e único filho, Gustavo Bernardes de Andrade. Após 3 ou 4 meses do nascimento descobriu que estava com câncer de mama, quando deu início ao tratamento, passando por várias cirurgias e tratamentos. Contudo, era uma pessoa alegre, com muita vontade de viver. Fazia festas, muitas em Caraguá, de onde gostava muito.
Foi uma mãe maravilhosa, uma guerreira, servindo de exemplo para muita gente. Faleceu em 21 de janeiro de 2013. No céu, onde temos certeza que ela está, sua estrela vai brilhar ainda mais, e se sentirá que muito feliz com a homenagem prestada a ela, e que seu filho, no futuro, terá muito orgulho de sua mãe, e entenderá a homenagem que ficará ternamente em nossos corações, com muita saudade.