A Prefeitura de Caraguatatuba adotou a ação da “multa educativa” como forma de conscientizar a população sobre a importância do uso de máscaras e a responsabilidade de cada cidadão para evitarmos o aumento do número de contágio pela Covid-19.
Desde o início da ação, 1.471 pessoas já foram abordadas e 68 kits de máscaras foram entregues. Os kits são confeccionados pelo Fundo Social de Caraguatatuba.
A abordagem tem sido realizada por jovens da Guarda-Mirim na região central da cidade, importante local de comércio e serviços bancários.
Os jovens abordam pessoas que estão sem máscara ou a utilizam de maneira incorreta. São fornecidas orientações sobre a importância do uso correto e é aplicada a “multa educativa”, que tem um caráter moral, apelando para a responsabilidade social de cada cidadão no enfrentamento à pandemia e na redução do contágio.
O uso de máscara evita que pessoas sem sintomas espalhem o vírus. As máscaras são uma barreira mecânica para evitar que as gotículas da fala, tosse ou espirro atinjam outras pessoas ou superfícies.
A medida foi adotada como alternativa à multa determinada pelo Decreto Estadual 64959/2020, que obriga o uso de máscaras em ruas e comércios, com valores que variam de R$ 524,59 para cidadãos e R$ 5.025,02 para estabelecimentos.