Desde fevereiro deste ano, famílias de pescadores artesanais expandiram seus trabalhos e obtiveram um aumento da renda em 70%. O crescimento foi devido à reforma do Entreposto de Pesca da Praia da Praia do Camaroeiro Sebastião Mendes de Souza “Tião do Neno”. Um investimento de R$ 1,5 milhão, com melhorias nos 14 boxes de vendas, além da nova cobertura do espaço.
Para o presidente da Associação de Pescadores da Praia do Camaroeiro, Nilo Rolim do Amaral “Cabeça”, a reforma foi a melhor coisa que aconteceu para comunidade pesqueira. “Nossa venda cresceu muito e hoje nossa mercadoria vende rápido, quase nunca sobra. Além de ser um espaço bonito, valorizado e higiênico. A clientela também cresceu e diversificou com o novo espaço”, contou.
Além do Entreposto de Pesca do Camaroeiro, foi realizada manutenção no Entreposto do Porto Novo. O local recebeu troca de azulejos, pintura interna e externa, instalação de drenagem com grades, revisão da parte hidráulica e elétrica e cubas novas, de aço inox, seguindo as regras da vigilância sanitária.
Também foi entregue para Associação de Pescadores e Maricultores da Praia da Cocanha (Amapec), alvará de Licença de Turismo de Base Comunitária, para o passeio de visitação na Fazenda de Mexilhão, na Praia da Cocanha. Ainda na região norte, está em fase de implantação um rancho de pesca no bairro Tabatinga, para armazenar materiais de pesca.
Apoio e fortalecimento da agricultura familiar
Para mais de 100 famílias, a agropecuária é fonte de renda e gera empregos no campo. A Prefeitura de Caraguatatuba tem por objetivo, o fomento e apoio à produção agropecuária no município, incentivando a diversificação da produção, a agregação de valor e proporcionando a ampliação do mercado consumidor, para a inserção dos produtos da Agricultura Familiar.
Também foram realizadas feiras de Agricultura Familiar com exposição e venda de frutas e hortaliças. Os eventos motivaram o trabalho dos agricultores no meio rural, além de divulgar o segmento ao município.
A agricultora Betisabá Pinheiro Tavares, conta que o apoio técnico e de mão de obra da Prefeitura agregam muito no serviço diário. “Receber serviços de roçada e arado facilita nossa vida, pois diminui muitos dias de trabalho, se fizéssemos de forma manual. As capacitações expandiram nossos conhecimentos, ensinando como lidar melhor com a terra. Só tenho a agradecer”, declarou.