Oportunizar a população geração de renda e inserção no mercado de trabalho é o principal objetivo da Prefeitura de Caraguatatuba, por meio de cursos e oficinas de diferentes áreas de formação. Cerca de 3 mil pessoas foram capacitadas em quase quatro anos.
Os cursos e oficinas foram oportunizados pelo Fundo Social de Caraguatatuba, Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania e Secretaria de Habitação, contando com diversos parceiros como SENAI, Sinthoresp, Phocus Educação, Fundo Social do Estado de São Paulo e SESI.
As oportunidades abrangeram todos os públicos, desde jovens, adultos, homens e mulheres, sem deixar ninguém de fora. Foram promovidos cursos e oficinas de cabeleireiro, manicure e pedicure, designer de sobrancelhas, confeitaria, artesanato, maquiagem, corte e costura, padaria artesanal, depilação, pizzaiolo, eletricista, segurança no trabalho, funilaria, moda praia, instalador de drywall, aproveitamento integral de alimentos; sistema de aquecimento solar para água; servente de pedreiro, entre outros.
Devido à pandemia da Covid-19, a grade de cursos planejada para este ano, teve que ser suspensa como medida de prevenção ao coronavírus. Mas ainda assim, em julho, foram entregues certificados aos alunos que realizaram pelo Senai, os cursos de Manutenção de Equipamentos Linha Branca; NR-35 – Segurança nas atividades com trabalhos em altura; Operação de Pá Carregadeira e Pizzaiolo, desenvolvidos nos meses de janeiro e fevereiro pelo Fundo Social. Cerca de 50 pessoas receberam certificados, sendo qualificadas para o mercado de trabalho.
Bianca Nastari da Silva, de 19 anos de idade, alcançou seu primeiro emprego formal por meio do curso de Pizzaiolo desenvolvido pelo Fundo Social. Ela conta que a capacitação foi primordial para oficializar a contratação.
“A vaga estava lá, mas eu não possuía a formação e nem conhecimento. Uma semana antes de finalizar o processo da vaga, surgiu a oportunidade, fiz o curso, me saí super bem na área, realizei o teste na empresa e fui contratada. Agora com o certificado, será mais uma formalização para que eu possa me aperfeiçoar em outras funções na área de gastronomia”, explicou Bianca.