Publicado por Talita Fernanda em Domingo, 27 de setembro de 2020
A candidata a vereadora Talita da Comunicação tem este apelido desde a faculdade de Comunicação Social da UFJF, onde já tinha a preocupação com a Comunicação Inclusiva.
Há 20 anos, atua como intérprete de Libras. E, desde 2007, como jornalista, professora de Inglês e Português. Há oito anos, a profissional é jornalista concursada pela Prefeitura de Caraguatatuba, onde sempre atendeu a população como jornalista responsável pela assessoria da Saúde do município.
Sua principal bandeira, a defesa das pessoas com deficiência, já a conduziram por caminhos muito especiais.
Talita da Comunicação foi a intérprete de Libras do ex-presidente Michel Temer, em cerimônia oficial no Teatro Mário Covas em 2018.
No mesmo ano, a Gallaudet University, nos Estados Unidos, única universidade exclusiva para surdos do mundo todo, convidou Talita da Comunicação para ministrar curso de Libras na instituição.
Ela viajou com recursos próprios e ensinou a Língua Brasileira de Sinais (Libras) para surdos do mundo inteiro.
Ao retornar, foi homenageada por seu feito nas Câmaras Municipais de Caraguatatuba e São Sebastião. A influência de sua atuação levou ambas as instituições a criarem Projetos de Lei que obrigam a presença de intérprete de Libras nos eventos oficiais. Nas duas cidades, Talita da Comunicação foi a responsável técnica pelo conteúdo destas leis.
Em Caraguatatuba, esta Lei (2.488/19) foi sancionada pelo prefeito Aguilar Junior, que perpetuou este direito aos surdos do município.
“Sonho em construir, junto com você, uma sociedade para todos. Me dê o seu voto de protesto. Me dê uma chance de mudar a realidade das pessoas com deficiência em Caraguatatuba, por meio do Esporte Adaptado e da Saúde Inclusiva. Aos servidores públicos, o meu respeito. Quero dar voz também a nossa categoria na Câmara Municipal de Caraguatatuba”, candidata Talita da Comunicação.