Dia 10 de setembro Dia Mundial contra o Suicídio. No Brasil, esta campanha acontece desde 2015 e vem tratando como um sério problema de Saúde Pública.
O suicídio pode ser compreendido por meio de fatores de muitas particularidades e determinações que pode afetar pessoas de diferentes origens, gênero, idade, fatores sociais.
Em todo o mundo, 800 mil pessoas morrem por suicídio a cada ano — uma a cada 40 segundos —, sendo esta a segunda principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos e dados 2016 de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Muitos acreditam que falar em suicídio na empresa, pode aumentar a incidência ato, porém e necessário falar do assunto adequadamente, evitar as crenças relacionadas à saúde mental.
Para tanto é necessário observar sempre os quatro “D”s: Depressão, Desesperança, Desamparo e Desespero.
FATORES DE PROTEÇÃO
1. Bons relacionamentos com familiares, colegas e professores
2. Boas habilidades/relações sociais
3. Confiança em si mesmo
4. Capacidade de procurar ajuda receber conselhos
5. Integração social (esportes, igreja, clube, etc.)
6. Ter uma crença
7. Capacidade de resiliência Programas de prevenção: aumento da percepção e disseminação de informação apropriada e responsável
O impacto psicológico, social e financeiro do suicídio em uma família e comunidade é imensurável. “Pode causar Efeito Werther” – fenômeno do suicida imitador.
O que não fazer:
Não tire fotos, ou divulgue acontecido por vídeo, facebook ou whasapp dentre outros.
O que fazer:
Se identificar em alguém com sinais de comportamento suicida, verifique um momento adequado, para falar sobre com essa pessoa. Faça a perceber que você está ali para ouvir e ofereça seu apoio.
É importante também que você a incentive a procurar ajuda de profissionais de serviços de saúde, de saúde mental, de emergência ou apoio em algum serviço público, ofereça- se para acompanhá-la a um atendimento. Para que tenha mais confiança. Verificando perigo imediato, não prometa segredo, não a deixe sozinha. , retire medicamentos e outras matérias possam incentivar ato retire medicamentos e outros materiais possam incentivar ato.Chame alguém de confiança ou da família e encaminhe serviço de emergência em saúde.
Nesse momento de Pandemia Covid -19, o medo as perdas, isolamento social e vulnerabilidade pode potencializar o risco de suicídio, por isso a importância do aumento de ajuda mútuo, empatia e respeito a dor invisível (Angústia, depressão dentre outros).
Onde buscar ajuda para prevenir o suicídio?
CAPS (Centro de Atenção Psicossocial – acolhimento multidisciplinar).
ESF (Estratégia de Saúde da Família, Postos e Centros de Saúde).
UPA 24H, SAMU 192,
Centro de Valorização da Vida – 188 (ligação gratuita)