O Parque Estadual Serra do Mar (PESM) foi criado pelo Decreto nº 10.251 de 31 de agosto de 1977 e é administrado pela Fundação para a Conservação e a Produção Florestal do estado de São Paulo (Fundação Florestal). Ele é o maior parque do Estado de São Paulo e, também, a maior unidade de conservação de proteção integral de toda a Mata Atlântica. O Núcleo Caraguatatuba (NuCar), um dos onze que o compõe, possui 35.947 ha e abrange os municípios de Caraguatatuba (28.224 ha), Paraibuna (6.410 ha) e Natividade da Serra (1.313 ha).
A mata é caracterizada pelos altos índices de umidade e baixa incidência de luz, já que a claridade não consegue alcançar todos os cantos. O solo é acidentado graças ao relevo da Serra do Mar. A temperatura pode variar muito, indo de bem quente durante o dia e perde o calor rapidamente assim que sol começa a se pôr.
Este patrimônio natural garante à população a continuidade e a qualidade dos recursos hídricos, o equilíbrio do clima, a proteção das encostas contra deslizamentos, além da incrível experiência do contato com a natureza através de suas trilhas e outros atrativos.
Trilha do Jequitibá
Distância: 1.000 m Dificuldade: Baixa
Possui um percurso circular em meio à Floresta Ombrófila Densa, onde o visitante descobre belíssimas paisagens e as mais diversas espécies da flora e da fauna da Mata Atlântica. No meio do percurso, aproveite para se refrescar na piscina natural do Rio Santo Antônio.
Trilha do Poção
Distância: 3.500 m Dificuldade: Média
Cruzar rios e corredeiras é apenas uma parte da aventura proporcionada a quem percorre a Trilha do Poção, além de desfrutar a paisagem ou banhar-se na cachoeira Pedra Redonda no final do percurso. Após a travessia de riachos em contato direto com a água, o visitante cruzará o Rio Santo Antônio por uma ponte suspensa em cabos de aço. O trajeto é percorrido somente com apoio de monitores. Cutias, esquilos, tamanduás, tucanos, saíras e surucuás estão entre as espécies de animais que podem ser avistados. Sobre a flora, destacam-se árvores como jequitibás, figueiras-brancas e canelas.
Trilha do Mirante da Tropa
Distância: 1.000 m Dificuldade: Média
Tem início na Base Graví – em Natividade da Serra – e termina na Sede do Núcleo Caraguatatuba. O caminho foi muito utilizado pelas tropas de muares durante os ciclos do café, açúcar e do ouro e também como rota clandestina para tráfico de escravos. O percurso também abriga belas cachoeiras e rios cristalinos, propícios para banhos refrescantes, além de espaços para piquenique, lazer e observação de grande diversidade de aves.
Trilha dos Tropeiros
Distância: 8.000 m Dificuldade: Alta
Caminho histórico pela floresta de encosta, utilizado no século XIX entre o litoral e o planalto. Percorre uma vala esculpida no solo pelo uso, onde se encontram vestígios dos antigos muros e chãos de pedra.