Se tem um setor que tem ganhado cada vez mais espaço na administração do prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, é o de saneamento e sustentabilidade. Por isso, para a próxima gestão, ele dedicou um capítulo à parte para esta área.
A universalização do saneamento básico é uma meta para até 2026, por isso tem cobrado da Sabesp, empresa concessionária do serviço no município, a implantação de redes de água e esgoto nos bairros que ainda não foram beneficiados por esse serviço.
A comunidade do Balneário Golfinhos é uma a ser beneficiadas. No bairro, serão realizadas as obras de implantação da rede de esgoto, previstas para serem entregues ainda em 2021.
Ela está avaliada em cerca de R$ 6 milhões e foi contemplada dentro do Plano de Investimentos das Obras de Esgoto e Água previstos para Caraguatatuba a partir deste ano que motivou a renovação do contrato da Sabesp com o município.
Promover a adequação estrutural e fomento às Cooperativas de Reciclagem são outras propostas da Coligação “Fazer Ainda Mais por Caraguá”, que tem Aguilar Junior como candidato a prefeito e Dr. José Ernesto a vice.
“Vamos investir na infraestrutura, com novos equipamentos de trabalhos e promover cursos profissionalizantes para os cooperados”, antecipa Aguilar Junior.
Ainda nesta área, tem a proposta de fomentar a criação de Cooperativa na Região Norte, até mesmo pelo aumento da coleta seletiva que é outra prioridade da gestão.
Recife Artificial
Considerada uma proposta inovadora, já está em andamento projeto de licenciamento para implantação de recife artificial na orla da praia da Massaguaçu visando evitar o processo erosivo costeiro na região.
Com ele, há outros benefícios como transformar a região em point de surfe que pode atrair até mesmo campeonatos de outros níveis para a cidade, fomentando o turismo na região.
Com três Ecopontos em funcionamento e dando resultado, o prefeito Aguilar Junior quer mais espaços como esses que permitam a coleta de resíduos com mais agilidade, sendo que esse material pode ser reaproveitado.
Mais propostas
– Ampliação do Projeto de Coleta Seletiva porta a porta;
– Ampliação do Viveiro de Produção de Mudas Nativas e Equipe de Plantio;
– Aquisição de Trituradores de Podas;
– Criação da Lei de Arborização Urbana;
– Criar o Monitoramento Complementar da Balneabilidade e Qualidade das Praias;
– Implantação do Benefício fiscal IPTU Verde;
– Implantação do Sistema de Licenciamento Ambiental Online;
– Incentivar a Implantação de Compostagens dos Resíduos Orgânicos;
– Realizar a modernização tecnológica visando atender as demandas relacionadas às ações ambientais.