A Vara da Infância e Juventude da Comarca de Caraguatatuba, com apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) criaram o Programa de Apadrinhamento para crianças e adolescentes da Casa de Acolhimento.
O programa visa resgatar o direito de convivência familiar e comunitária das crianças e adolescentes em situação de acolhimento, com baixas perspectivas de adoção ou retorno à família. A ideia é proporcionar aos jovens, vínculos externos à instituição, além de colaborar com o desenvolvimento, nos aspectos social, moral, físico, cognitivo, educacional e financeiro.
As crianças e adolescentes inseridos no Programa de Apadrinhamento “Um sonho possível” são meninos e meninas, a partir dos nove anos de idade e adolescentes. Para serem incluídos no programa, os afilhados serão preparados e deverão demonstrar interesse e concordância em serem apadrinhados afetivamente.
Para participar do programa, a pessoa deve ter idade mínima de 21 anos, residir em Caraguatatuba, não estar inscrito no Cadastro de Adoção, apresentar os documentos conforme orientações e participar das etapas necessárias à habilitação.
O objetivo deste apadrinhamento não é exercer a filantropia ou a caridade, pregar moralidade ou oferecer bens materiais, mas que o padrinho/madrinha inclua o afilhado ou afilhada em seu projeto de vida, em sua rede pessoal, proporcionando vivências afetivas que assegurem o desenvolvimento, a autoestima e o sentimento de pertencimento criança/adolescente.
Para se candidatar ao apadrinhamento, os interessados devem entrar em contato com o setor psicossocial do Fórum de Caraguatatuba pelo email: psicossocialcaragua@tjsp.jus.br.