A Prefeitura de Caraguatatuba orienta os pacientes que apresentem qualquer sintoma de síndrome gripal (dor de garganta, tosse, mal estar, dor de cabeça, febre ou falta de ar) procure atendimento na UPA Covid-19, localizada no Jardim Primavera.
A dica é para qualquer paciente, principalmente os idosos que estão no grupo de risco. No local, os idosos passam por consulta, realizam a tomografia e o teste rápido.
“É necessário a procura do serviço de saúde na fase inicial para o diagnóstico precoce e o tratamento ideal que Caraguatatuba faz pioneiramente. O paciente atendido sai da unidade na fase inicial com o protocolo de medicamentos de tratamento precoce que possuem cinco itens. Já os que ficam internados na UPA Covid recebem tratamento que é o protocolo em hospitais de ponta como Sítio Libanês e Albert Einstein. Quando mais cedo o atendimento, maior a chance de cura”, destaca o coordenador de Urgência e Emergência da Secretaria de Saúde, André Leandro.
Levantamento da Vigilância Epidemiológica de Caraguatatuba aponta que homens com mais de 60 anos, com comorbidade, são as principais vítimas da Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus. Entre as principais doenças estão: renais crônicas, diabetes, pressão alta e problemas cardíacos.
Uma observação importante constatada pela Secretaria de Saúde é que esse grupo mais suscetível também é o que procura atendimento médico de forma mais tardia.
“A gente percebe que muitas vezes já estão com alguma outra doença e não percebem ou não levam os sintomas a sério e só procuram uma Unidade de Saúde quando a situação se agrava”, alerta André Leandro.
Caraguatatuba tem registrado estabilidade (queda na ordem de 15%) na média móvel de casos positivos, enquanto a taxa de ocupação de leitos Covid-19 no município tem ficado em torno de 50%.
Já os óbitos caíram consideravelmente: foram 27 casos em agosto, 20 em setembro, 11 em outubro e três registros de óbitos em novembro.