A Defesa Civil de Caraguatatuba mantém o estado de atenção no município por conta do acumulado de chuvas nas últimas 72 horas. O tempo deu uma trégua no período da manhã, mas o solo permanece encharcado em vários pontos. A previsão ainda é de chuva moderada a fraca.
A região com maior volume captado neste período foi a norte, onde os pluviômetros da Massaguaçu 1 e 2 registravam 169,02 e 142,51milímetros às 11h35. Quando o volume passa de 100 milímetros ações são tomadas para evitar risco à população, conforme prevê o Plano Preventivo da Defesa Civil (PPDC).
Tabatinga 1 e 2 (169,58 e 164,1), Rio do Ouro (150.47), Jaraguá (141.92), Casa Branca (133,38), e Tinga (108,2) também contabilizam volumes altos de acumulado de chuva.
Segundo o coordenador da Defesa Civil de Caraguatatuba e vice-prefeito, Capitão Campos Junior, como o solo está encharcado é preciso atenção, especialmente nas áreas de risco. Caraguatatuba tem cadastradas 19 áreas e 54 setores.
“Nossas equipes estão nas ruas e vistoriam todos os locais considerados com risco de deslizamento. As famílias que residem nessas áreas também são orientadas a sair dos imóveis caso percebam qualquer tipo de alteração do estado atual”.
Obras de drenagem
Na avaliação de Campos Junior, mesmo com o grande volume de chuvas registrados nos últimos dias, mostra a importância e a qualidade das obras de drenagem que evitou enchentes como vistas em anos anteriores. “Muitas ainda estão em andamento e novas melhorias e alterações devem ser instaladas em Caraguatatuba, pois esse é um desejo do prefeito Aguilar Junior”.
O PPDC está em vigor desde o dia 1º de dezembro e prossegue até 31 de março de 2021. Ele é dividido em quatro estados: observação, atenção, alerta e alerta máximo conforme o acumulado de chuvas nas áreas de riscos.
Para casos de emergência, o telefone da Defesa Civil é o 199.