A Secretaria de Saúde de Caraguatatuba, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), encaminhou a equipe de controle da dengue ao bairro Jetuba (região norte), nesta terça-feira (23), para a realização da nebulização contra o mosquito Aedes aegypti.
O biólogo, coordenador da equipe de controle de dengue, Ricardo Fernandes, apontou que a nebulização só ocorre quando o caso de dengue é confirmado em um determinado bairro da cidade pela Vigilância.
A ação serve para evitar que o vírus da chikungunya se instale numa nova região. “O caso de chikungunya é ainda mais grave, por isso realizamos a aplicação do inseticida quando ele ainda é suspeito”, disse o biólogo.
O CCZ também direcionou uma equipe de controle da dengue para fazer o bloqueio mecânico de um caso confirmado de dengue no bairro Pontal Santamarina (região sul). Esse bloqueio inclui a eliminação de criadouros com a remoção, colocação de barreiras e gerenciamento de materiais, o que previne o acúmulo de água em recipientes.
Segundo a Vigilância, até o momento, Caraguatatuba tem dois casos positivos de dengue e 13 seguem em investigação. Zika e chikungunya têm um caso suspeito cada.