A ação foi organizada em parceria com as secretarias de Turismo das cinco cidades e o trade regional.
As cinco cidades integrantes do Circuito Litoral Norte de São Paulo (Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba) estão recebendo, desde domingo, press trip com os jornalistas Heitor e Silvia Reali. Com mais de 45 anos de experiência no jornalismo brasileiro, com ênfase nas editorias de cultura, turismo e meio ambiente, o casal vai produzir uma série de pautas jornalísticas para suas colunas nos seguintes meios de comunicação: Jornal o Estado de São Paulo, portal Catraca Livre, Viramundo e MundoVirado, onde são articulistas, e Lugares Pelo Mundo.
A ação, que tem como principal objetivo posicionar a região como destino seguro a ser visitado no momento de retomada, está apresentando aos formadores de opinião atrativos relacionados ao turismo cultural, ecológico, de base comunitária, ecoturismo e todo o potencial gastronômico e hoteleiro das cidades que compõem o Circuito Litoral Norte.
O tour teve início por Bertioga, no último domingo (28), onde foram visitados lugares como o Forte São João, a nova orla, a deserta e preservada praia de Itaguaré e a Riviera de São Lourenço. E, em seguida, partiu para São Sebastião, onde foram apresentados a atrativos de Maresias e Boiçucanga, tais como Praia da Enseada, Trilha das Cachoeiras e Rota Caiçara, um projeto de turismo de base comunitária recém-lançado que visita um rancho de pescadores e inclui passeio de barco com os nativos.
“Divulgação e credibilidade são duas características fundamentais para o desenvolvimento de qualquer iniciativa voltada ao Turismo. Estes são os objetivos das cidades do Litoral Norte, quando trazem jornalistas conceituados de veículos de comunicação especializados neste segmento. Conhecendo nossas atrações “in loco”, estes jornalistas poderão mostrar a seus leitores de forma muito mais eficaz o quanto vale a pena vir para o Litoral Norte de São Paulo”, afirma o secretário de Turismo, Esporte e Cultura de Bertioga, Ney Carlos da Rocha.
“É de suma importância essa iniciativa da realização do press trip com jornalistas, promovido pelo Consórcio Turístico Circuito Litoral Norte, em parceria com o Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), pois é um trabalho que auxilia na consolidação e promoção da cidade no mercado do turismo, tanto no Brasil quanto no exterior. Agradeço a confiança do nosso trade local, que colabora para que todos tenham uma agradável recepção. São Sebastião é uma cidade rica em história, arquitetura, gastronomia e cultura, e estamos desenvolvendo uma maneira de retomada do turismo local de forma segura, seguindo rigidamente todos os protocolos sanitários, para ser um destino relevante pós período de pandemia da COVID-19”, comenta Adriana Augusto Balbo, secretária de Turismo de São Sebastião.
A visita ainda segue até esta sexta-feira passando pelas cidades de Caraguatatuba, Ilhabela e Ubatuba, visitando pontos de interesse como: Morro Santo Antônio e Mirante do Camaroeiro, Fazenda de Mexilhão, Praia de Castelhanos, Centro Histórico de Ilhabela e Cachoeira dos Três Tombos, Projeto Tamar, Aquário de Ubatuba e praias do norte da cidade.
A press trip é uma boa forma de apresentar atrativos que vão além do sol e praia na região do Litoral Norte. Em Ilhabela, por exemplo, a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Luciane Leite, reforça a importância de destacar os roteiros culturais locais.
“Ilhabela além das praias, cachoeiras e dos 85% de Mata Atlântica preservada, guarda uma riqueza cultural e histórica fascinante, que marcou a história da cidade e de seus moradores. Na Vila – Centro Histórico, encontramos a igreja Matriz de Nossa Senhora D’Ajuda e Bonsucesso, que é símbolo da fé e devoção do povo caiçara; o “Pelourinho”, antigo mercado de escravos; a atual sede do Parque Estadual, já abrigou uma cadeia e o antigo Fórum da Cidade; a Fazenda Engenho D’Água faz parte da época da produção de cana-de-açúcar e cachaça, além disso também teve como mão de obra os escravos. Ainda temos no roteiro: a “Casa da Princesa”, que abriga a Câmara Municipal; o Museu Waldemar Belisário e a “Casa dos Reale”. Vamos fomentar ainda mais o turismo cultural, um dos principais focos dessa Administração, essa semana por exemplo, foi tombada a casa de “Eva Esperança”, que foi parteira e ajudou a vir ao mundo diversos caiçaras. Ilhabela é cercada não só pelo mar, mas por uma cultura única que podemos vivenciar e admirar ainda nos dias de hoje”, completa.
O consórcio turístico acompanha toda a ação através do secretário Executivo Gustavo Monteiro.
Segundo Monteiro: “neste momento é necessário um ajuste constante na estratégia regional. A integração e união dos Municípios em ações de preparo e desenvolvimento como infraestrutura turística, capacitações e produtos sustentáveis – culturais, de natureza, temáticos e que possam ser visitados o ano todo tem ganhado destaque. Essa ação vem gerar conteúdo e informações sobre estes temas e estarão nas plataformas digitais para divulgação e informação no momento correto, mantendo a região como um destino desejado e preparado para o momento de retomada”.
Para a secretária de Turismo de Caraguatatuba, Fernanda Galter Reis, a ação tem grande importância neste momento. “Todo o trabalho de divulgação que é possível fazer neste momento, ainda que estejamos vivendo em meio a uma pandemia nunca antes vista no mundo, é importante para que consigamos divulgar o turismo seguro. Essa press trip ajuda nesse sentido, de divulgar que Caraguaratuba, assim como o Litoral Norte, tem buscado se adequar às normas para garantir segurança e tranquilidade aos que aqui vêm”.
A press trip teve importante parceria do trade regional, incluindo: APHMBR (Associação de Pousadas, Hotéis, Bares e Restaurantes de Maresias), MaresiasTur, Bertioga Convention & Visitors Bureau, Pousada Conca del Mare, Ilha de Toque Toque Boutique Hotel, Ubatuba Palace Hotel, Agência Kairós Ecoliving, Jundu Restaurante Lounge Bar, Restaurante O Limoeiro, Ubatur Agência de Viagens e Turismo, Restaurante Makai, Restaurante Pimenta de Cheiro, Restaurante Mar & Terra, Pousada da Costa, Hotel Itapemar, Espetaria, Trattoria, Restaurante Badauê, Restaurante Ravenala, Hotel Maui, Restaurante Funchal e Restaurante Borguese, além das secretarias municipais de cada cidade.
“Para a APHMBR, é muito importante, neste momento, apresentar Maresias como um destino sustentável e seguro. Nossos estabelecimentos associados vêm seguindo rigorosos protocolos desde o início da reabertura do destino e, em ações como essa, isso pode ser comprovado e levado ao público. Além disso, vemos como de grande relevância essa parceria com o Circuito Litoral Norte, possibilitando a integração de outras cidades e atrativos da região em um roteiro cada vez mais completo aos visitantes”, afirma o presidente da Associação de Pousadas, Hotéis, Bares e Restaurantes de Maresias, André Teston.
Para conhecer os serviços turísticos do Litoral Norte, acesse: https://circuitolitoralnorte.tur.br/guiageral
Para conhecer as principais experiências da região, acesse: https://circuitolitoralnorte.tur.br/experiencias