A Prefeitura de Caraguatatuba participou na tarde de terça-feira (14), no município de Ilhabela, do 1º Encontro de Secretários de Meio Ambiente do Litoral Norte Paulista para debater o tema ‘Oceano sem Plástico.
O município foi representado pela secretária de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP), Tatiana Soares Scian, que abordou um dos principais problemas encontrados na Baía de Caraguatatuba. Por conta das correntes de deriva litorâneas, a cidade acaba recebendo o lixo antrópico do canal dos municípios vizinhos: São Sebastião e Ilhabela.
Tatiana destacou o Plano de Gestão de Resíduos Sólidos, que Caraguatatuba possui desde 2017, implantando os três Ecopontos e o Programa da Coleta Seletiva. “Precisamos urgentemente pensar em políticas públicas regionais, pois aproximadamente 80% do lixo no mar são gerados no continente. Com uma gestão alinhada pensaremos juntos em uma solução para esse problema”, disse.
Com a implantação dos Ecopontos e da Coleta Seletiva, Caraguatatuba reaproveita, todo mês, cerca de 80 toneladas de resíduos que seriam levadas para o aterro, oportunizando geração de renda para 20 famílias e economia aos cofres públicos. “Estamos à disposição para mostrar nosso trabalho e atuarmos juntos nesta causa”, ressaltou Tatiana.
No evento que reuniu o prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, e os quatro secretários de Meio Ambiente do Litoral Norte, as Prefeituras assinaram uma carta de compromisso em defesa do ‘Oceano sem Plástico’, onde se comprometem a lutar e a trabalhar em conjunto no desenvolvimento de projetos e ações para combater a poluição por resíduos plásticos em seus territórios.
A secretária da SMAAP, Tatiana Soares Scian, entende que a assinatura da carta é o pontapé inicial da parceria regional. “Os oceanos pedem socorro e nós gestores públicos temos que assumir nossas responsabilidades. O caminho é cuidar dos resíduos e promovermos a educação ambiental”.
A carta de compromisso estabelece seis princípios que serão adotados pelas Prefeituras do Litoral Norte: tomar medidas públicas que reduzam a quantidade de produtos à base de plásticos derivados de petróleo, através da redução de seu consumo pelo redirecionamento das compras públicas; apoio das Câmaras de Vereadores na aprovação de legislação que proíba ou restrinja o uso de materiais plásticos no comércio municipal, favorecendo a substituição por produtos biodegradáveis; articulação com os setores empresariais visando o estímulo ao uso de produtos alternativos aos plásticos nos estabelecimentos de turismo litorâneo, principalmente restaurantes e quiosques de praia; reforço da limpeza pública das orlas das praias, com decidido programa de reciclagem, evitando-se que materiais plásticos sejam levados ao mar; implementar um programa conjunto de educação e conscientização ambiental, tanto nas escolas quanto junto aos moradores e turistas; e o envolvimento das entidades ambientalistas e representativas, capaz de mobilizar a sociedade civil na proteção da biodiversidade marinha e na defesa da sustentabilidade dos oceanos.
Ainda na carta de compromisso, os secretários municipais se comprometem a manter uma agenda de trabalho conjunta, realizando reuniões trimestrais, em cada município, somando esforços para avançar nas políticas de meio ambiente do Litoral Norte.