A equipe do Call Center da Secretaria de Saúde iniciou, no dia 1º de setembro, as ligações para pacientes que, de acordo com o VaciVida do governo estadual, estão com a segunda dose da vacina Covid-19 atrasada.
Segundo a pasta, 90% das pessoas que recebem a ligação de um dos profissionais do Call Center estão com o esquema vacinal completo, ou seja, receberam a segunda dose da vacina.
Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde, apenas 0,33% ainda não tomaram a segunda dose. Outras 9,9% não sabiam a data e nem o número do lote da vacina recebida no momento em que atenderam a ligação.
É importante ressaltar que a intenção do serviço também é organizar e atualizar o VaciVida. Desde o início da campanha, o sistema apresenta diversas inconsistências. Com isso, a Secretaria de Saúde irá obter o real número de faltosos da segunda dose.
Como receber a segunda dose?
Para as pessoas que precisam tomar a segunda dose basta ir direto ao posto de vacinação mais próximo na data marcada a lápis no cartão de vacinação recebido na primeira dose.
Caso o cartão não tenha a data da segunda dose, é só calcular conforme a data da primeira dose: ‘CoronaVac’ são 21 dias e ‘Astrazeneca’ 84 dias e ‘Pfizer’ oito semanas, de acordo com o adiantamento, para a segunda dose.
A Secretaria de Saúde ressalta que é muito importante não perder a segunda dose, principalmente agora com a aplicação da terceira, ou dose de reforço.
O que é o Call Center?
O Call Center é um serviço ligado à Secretaria de Saúde que monitora os pacientes infectados pela Covid-19. Ele é formado por quatro profissionais que realizam as chamadas de apoio aos pacientes com a Covid-19.
O monitoramento é realizado todos os dias da semana, incluindo finais de semana e feriados e recessos, das 8h às 21h.