Encontro de diversos grupos de fandango caiçara. Foto: Divulgação.
Produtora deseja promover a cultura caiçara e a busca pelas origens
O “II Encontro do Projeto Memória Caiçara” acontecerá no próximo dia 30 de outubro, no Entreposto de Pesca do Camaroeiro, em Caraguatatuba (SP). O evento terá oficina de fandango caiçara, exposição de instrumentos confeccionados por Washington Garcez de Jesus, – “Seu Ostinho de Ubatuba – e apresentação do Grupo de Fandango Ciranda Caiçara.
Apesar de ainda não ter a programação completa, o encontro tem apoio da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) e da Mia Nonna Massas Artesanais. Estará presente também o caiçara Pedro Caetano, que foi responsável pelo reconhecimento da Rabeca Caiçara como patrimônio imaterial do município através do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Caraguatatuba (CMPCC).
Plantadeira de Histórias
Nascida em Caraguatatuba, a atriz Bruna Guimarães se considera uma Plantadeira de Histórias, por contar histórias reais de forma lúdica e em formato audiovisual.
Foi por contar a história a respeito do Seu Ostinho, que recebeu o convite para ser produtora cultural grupo de fandango Ciranda Caiçara.
“Por incrível que pareça a minha vivência com o fandango caiçara nasceu na pandemia [de Covid-19] e de alguma maneira essa cultura me atraiu”, explica. “Era como se pela primeira vez eu me sentisse um pouco pertencente a uma raiz. Acredito que Caraguá seja um território que perdeu muito da sua história devido as epidemias e também a catástrofe de 1967.”
Sobre o evento que organiza, Bruna explica que quer “partilhar toda essa riqueza. Aproveitar os grupos de fandango caiçara para trazer essa vivência e quem sabe encontrar moradores daqui com tais memórias de uma época onde havia mais humanidade e o verdadeiro sentido da vida, a partilha e a alegria de ser caiçara.”