A Divisão de Saúde Bucal (DSB) da Secretaria Municipal de Saúde vai lançar uma campanha de conscientização sobre os cuidados bucais da gestante e do bebê.
Intitulada ‘Gravidez saudável: gestante que se cuida garante a boa saúde bucal do bebê’, a campanha tem a intenção de alertar as futuras mamães quanto às complicações que podem ocorrer por conta das infecções bucais. Se não tratadas, há risco de aborto e nascimento prematuro do bebê.
As gestantes receberão informações sobre cárie, gengivite, boca seca, enfraquecimento dos dentes e vômitos frequentes. Tudo relacionado apenas à saúde bucal da mamãe.
Serão apresentadas informações para preparar a mãe quanto à saúde bucal do bebê que está prestes a chegar. De acordo com a Divisão, é importante fazer o pré-natal odontológico durante a gestação. A gestante precisa cuidar de si para garantir uma boa saúde bucal da criança.
O aleitamento materno é fundamental para o bebê, pois o leite materno é muito nutritivo e protege seu filho contra muitas doenças. Além disso, ele ajuda no desenvolvimento da dentição e na fala.
Cuidar da saúde bucal da criança é importante, até antes mesmo do aparecimento dos dentinhos. A gengiva, bochecha e língua devem ser higienizadas com fralda limpa ou gaze umedecida com água filtrada ou fervida.
A campanha será realizada em todas as unidades de saúde que possuem atendimento odontológico para gestantes. Por isso, serão distribuídos folders às Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Casa de Saúde Stella Maris (CSSM), Centro de Referência da Saúde da Mulher (Pró-Mulher) e o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).
Para serem atendidas nas UBSs, as gestantes precisam procurar uma das equipes do Programa de Saúde da Família (PSF). Cada uma delas tem o dia específico para o atendimento desse público.