Nesta terça-feira (22) é comemorado o Dia Mundial da Água. A data foi criada com o objetivo de reforçar a população sobre a importância da sua preservação e sua importância para os seres humanos.
A Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP), junto com os Conselheiros do Meio Ambiente, estiveram em uma visita técnica à Estação de Tratamento de Água (ETA) do Porto Novo para conversarem sobre a importância do dia de hoje e sobre como funciona o tratamento de água pela Sabesp. A Estação do Porto Novo, além do tratamento da água, também é um ponto de captação de água de manancial.
De acordo com o secretário adjunto da SMAAP, João Silva de Paula Ferreira esse dia é importante porque “percebe-se que a água é um bem que necessitamos para sobrevivência e hoje estar aqui em visita técnica à ETA nos mostra a importância que tem o tratamento correto de água para a população como um todo”.
Durante a visita, os agentes da Sabesp mostraram como funciona a Estação de Tratamento de Água, quais são as etapas por onde a água passa antes de ser enviada para a população e como é feita a testagem para saber se ela está própria para uso. A ETA Porto Novo é responsável pelo abastecimento de bairros da região central de Caraguatatuba até a região central de São Sebastião.
Pelleás de Moraes Almeida explica que “como conselheiro de Meio Ambiente analisamos projetos e propostas para fiscalização de imóveis e comércios para educação ambiental. Hoje, em alusão ao Dia Mundial da Água, a importância dessa visita é para termos o conhecimento de como funciona o tratamento de água e como podermos difundir esse entendimento para as pessoas ao nosso redor para preservarmos a água do nosso planeta”.
Para o corpo humano, a água é fundamental para a sobrevivência e a formação dos organismos, junto com o transporte de substâncias, regulação da temperatura corporal, eliminação de toxinas em excesso para fora do corpo e na proteção das estruturas corporais.
Ainda teve ação do projeto Espaço Árvore, que visa realizar o plantio de mudas em todas as calçadas dos prédios públicos municipais, aumentando a arborização e oferecendo um toque paisagístico ao entorno dos prédios. Foram plantadas 10 mudas na rua de acesso à ETA do Porto Novo. Elas são oriundas de compensação ambiental e utilizadas no enriquecimento florestal de áreas degradadas, em projetos de arborização urbana, educação ambiental e de recomposição de matas ciliares.