A rede municipal de ensino de Caraguatatuba desenvolve diversas ações e projetos de Educação Ambiental com alunos das diferentes etapas de ensino. Alinhada a isso, a Emei/Emef Prof. João Benedito Marcondes, no Barranco Alto, está desenvolvendo o projeto “Água na Torneira” com um grupo de 70 alunos da 2ª Fase de Educação Infantil.
O projeto tem como objetivo trabalhar a conscientização nas crianças para a importância desse recurso natural indispensável à vida humana, desenvolvendo o senso de responsabilidade de cada um e apresentando métodos de economia de água.
Com atividades pedagógicas variadas, pensadas para a fase de desenvolvimento dos alunos, o projeto desenvolve ações de pesquisas, debates, contação de histórias, teatro lúdico, experiências, vivências na natureza e momentos de diversão.
Em alusão ao Dia Mundial da Água, comemorado nesta terça-feira (22), a unidade, em parceria com a Sabesp, recebeu a visita de representantes da companhia que realizaram uma atividade lúdica sobre o “Ciclo da Água”.
A coordenadora pedagógica da unidade, Alessandra Teixeira Torres, contou que a equipe da Sabesp ficou surpresa com o envolvimento das crianças e com o nível de conhecimento sobre o tema, apresentado pelos pequenos estudantes.
“Notamos que as ações do projeto já estão surtindo efeitos muito positivos nas crianças. Através da interação dos alunos durante as aulas, percebemos como estão desenvolvendo o senso de responsabilidade colocando em prática as ações de economia em momentos como o da higiene bucal, por exemplo.”
A secretária de Educação, Márcia Paiva, comentou sobre a importância do projeto, principalmente com crianças da Educação Infantil. “Desde a primeira infância, que vai do nascimento até os seis anos, as crianças precisam saber sobre a importância dos cuidados com a água, seja nos rios, mares e oceanos e nas ações do cotidiano, como ao lavar as mãos, tomar banho, escovar os dentes, lavar frutas, entre outros”, disse.
O Dia Mundial da Água foi criado em 22 de março de 1992, pela ONU. A data foi pensada para dar visibilidade a assuntos relacionados a esse importante recurso natural e para mostrar que a sua preservação é papel de toda a sociedade.