Pelo menos 20 alunos iniciaram no último sábado (5) o curso de Cuidador de Idosos, oferecido gratuitamente pelo Fundo Social de Caraguatatuba em parceria com o Instituto Dom Bosco. A qualificação é mais uma oportunidade ofertada à população para ingresso ao mercado de trabalho.
As inscrições foram realizadas no mês de fevereiro e 62 pessoas se inscreveram. A seleção foi feita por uma entrevista, realizada por profissional da área da saúde.
O curso formará profissionais capazes de lidar com o atendimento de pessoas idosas que requerem atenção especial, prezando pela qualidade de vida e bem estar, se destacando no mercado pelos conhecimentos técnicos e desenvolvimento comportamental.
Durante as aulas serão abordados temas sobre noções de enfermagem cuidando da saúde, administração de medicamentos, cuidados com o quarto do paciente, higiene pessoal, assaduras, curativos, ostomias, higiene oral, cuidando da pele, sonda, hidratação, atividades físicas e recreativas e noções de psicomotricidade.
Haverá, também, exercícios respiratórios, exercícios para acamados, treinamento de equilíbrio, saúde na terceira idade, autismo, esquizofrenia, entre outras doenças da terceira idade.
A aluna Meiriaure Santos da Silva, 35 anos, conta que sempre trabalhou como empregada doméstica e há quatro meses está desempregada. Viu no curso, a oportunidade de começar uma nova profissão e se reinventar.
“Atualmente, moro com uma pessoa idosa e vejo as dificuldades em dar uma boa atenção e higiene. Com o curso terei mais conhecimento para entender da área e poder cuidar desta pessoa. Quando finalizar a qualificação, espero conseguir emprego nesta profissão, que desde já estou apaixonada!”, disse a aluna.