A Prefeitura de Caraguatatuba realizou nesta semana uma atualização de casos positivos de Covid-19 no boletim municipal, o que alterou o documento para 8.595 novos casos desde a última terça-feira (8). De acordo com a Vigilância Epidemiológica do município este número é referente aos últimos quatro meses de testes.
Desde o início da pandemia a Secretaria de Saúde tabulava esses dados de duas maneiras: um sistema municipal, através de uma planilha de Excel e o sistema nacional, através do E-SUS.
No final do ano passado, com a chegada da variante Omicrôn e o grande número de casos registrados, principalmente de servidores da Secretaria, ficou humanamente impossível realizar as duas atualizações. Com isso, optou-se lançar os casos positivos somente no E-SUS, garantindo assim todo o tratamento necessário e acompanhamento.
Esses casos não eram então repassados ao Boletim Municipal. Com a diminuição de casos e o controle da pandemia neste mês de março, a Vigilância Epidemiológico fez um convênio com faculdades da cidade para a realização de um mutirão de atualização de dados.
Com isso, os dados do E-SUS estão sendo checados junto ao sistema municipal, e esses números, que até então não haviam sido divulgados, foram inseridos no boletim municipal.
Esta atualização do boletim municipal foi importante para manter a transparência com que a cidade enfrenta essa pandemia desde o início de 2020. Para os órgãos estaduais e federais nada mudou em relação aos casos registrados na cidade, uma vez que eles recebiam os dados atualizados através do E-SUS.