A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Habitação, iniciou no final de semana, no Ciase Travessão, o curso de Sistema de Aquecimento Solar para Água para os moradores do Nova Caraguá II.
A ação faz parte do Ciclo de Cursos do Projeto de Desenvolvimento Socioterritorial do Nova Caraguá II, núcleo residencial do Travessão, região sul de Caraguatatuba.
O curso tem 20 participantes e as aulas serão ministradas todo fim de semana das 8h às 17h, até o dia 14 de maio. Importante destacar que as inscrições estão encerradas. Além de todo o sistema de aquecimento solar para água, os alunos recebem alimentação para a jornada de aulas.
Marlene Rocha Prates, faxineira, 46 anos, avalia o primeiro dia de curso. “Foi satisfatório e já deu para ter uma noção de como funciona o sistema de aquecimento solar”, conta.
“Espero para as próximas aulas aprender cada dia mais e terminar o curso para que eu receba o diploma sabendo executar uma instalação de sistema de aquecimento solar. Espero aprender mais cada dia”, finaliza.
Projeto de Desenvolvimento Socioterritorial do Nova Caraguá II
O Empreendimento Nova Caraguá II, já atendeu mais de 700 famílias com imóveis novos através do Programa Minha Casa Minha Vida. Mas o Programa vai além da construção de moradias, ele desenvolve atividades programadas no PDST (Projeto de Desenvolvimento Socioterritorial) que visa o fortalecimento das famílias beneficiárias a cerca de suas condições de vida e de seus direitos, além de contribuir com a melhoria na qualidade de vida delas e o desenvolvimento da cidadania.
Entre as principais ações deste Projeto Social está o acompanhamento sistemático dos participantes através de atendimento individual e familiar em reuniões de caráter informativo e educativo, com o objetivo de melhorar a convivência familiar e comunitária. Outra ação importante do Projeto Social é de oferecer cursos de capacitação que permite inserir os participantes no mercado de trabalho para promover a sustentabilidade social e ambiental, com a geração de trabalho e renda, incentivando o protagonismo social.
O Projeto vem oferecendo cursos de capacitação desde 2019 e já ajudou muitas famílias do Empreendimento na geração de trabalho e renda e melhoria do convívio social.