A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, realizou no último sábado (9), 2º mutirão para agendar pacientes em fila de espera que aguardam vaga para início de tratamento no setor de reabilitação.
Dos 474 pacientes convocados, 289 compareçam ao mutirão realizado no Centro de Especialidades Médicas (CEM), no Jardim Primavera, registrando 60% de frequência dos pacientes. No local foram triados para identificar a real necessidade de cada um e os encaminhamentos necessários.
A Secretaria de Saúde destaca também que 162 pacientes perderam o mutirão por não conseguirem contato via telefone, por não atenderam a ligação ou por estar desligado.
O coordenador do Setor de Reabilitação, Paulo Malta, reforça que a população mantenha seus contatos atualizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). “Atualizem endereço e telefone caso haja alguma mudança. Apenas desta forma conseguiremos entrar em contato com o paciente e seguir com o atendimento”, explica.
Segundo o secretário de Saúde, Gustavo Boher, o mutirão é essencial para reduzir uma demanda reprimida, principalmente devido à pandemia. “De acordo com a necessidade de alguns pacientes, também serão encaminhados às Secretarias de Esportes e Recreação ou dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, através do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi) para darem início ou continuidade aos tratamentos”, explica.
Boher ainda destaca que conforme os atendimentos forem sendo realizados, novos mutirões serão promovidos até que zere a lista de espera.