Massinha, cola, pincéis, lupa e bonecos de dinossauros foram o suficiente para que as crianças da EMEI/EMEF João Thimóteo do Rosário, no Cantagalo, construíssem um pequeno sítio arqueológico. Interessados em conhecer mais sobre o mundo na ‘Era dos Dinossauros’, os pequenos alunos puderam explorar essa aventura através de atividades lúdicas. O objetivo principal é resgatar o gosto dos alunos pela aprendizagem.
A diretora da unidade, Rosa Riolo, contou que após a pandemia algumas crianças demonstraram certa dificuldade em se adaptar à rotina escolar o que tem sido um grande desafio para professores, alunos e famílias.
Pensando em como resgatar o interesse dos alunos, a professora da unidade, Pricila Perossi Magalhães, preparou uma semana envolvente para seus alunos da Educação Infantil, uma sala multisseriada, com alunos do Maternal e das 1ª e 2ª Fases, abordando um tema que as crianças amam: Dinossauros.
A professora contou que através desse assunto pode resgatar a curiosidade dos alunos, explorando as espécies de dinossauros que eles mais gostavam. “Fizemos uma votação levantando o conhecimento prévio dos alunos. Trabalhamos características físicas, habitat, hábitos alimentares, comparamos como era nosso planeta nos tempos dos dinossauros, investigamos pegadas simbólicas e fósseis. Construímos um pequeno sítio arqueológico de onde saíram várias descobertas. Foi uma semana muito feliz para os alunos e de muito aprendizado”, disse.
A secretária de Educação, Márcia Paiva, explicou que as brincadeiras e interações são eixos estruturantes da proposta da BNCC para a Educação Infantil. “É brincando e interagindo com seus pares, com adultos, com objetos e com a natureza que as crianças constroem conhecimentos, se desenvolvem e socializam”, concluiu.