Neste sábado (9), Caraguatatuba completa um ano desde o lançamento do sistema ‘Vacina Caraguá’, integrado com a Central 156. Com o avanço da imunização contra Covid-19, o aplicativo inovou e de forma on-line permitiu facilitar o acesso da população ao imunizante.
De acordo com o banco de dados do sistema, em um ano foram 108.639 pacientes cadastrados e mais de 150 mil vacinas aplicadas por meio do aplicativo. Apenas em junho do ano passado, foram mais de 35 mil cadastros.
No momento da alta procura pela vacina, o sistema conseguiu organizar o agendamento da população para que não sobrecarregasse as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), causando aglomerações. Uma equipe foi montada em cada unidade para orientar os munícipes sobre o cadastramento.
Atualmente, com a vacinação em estágio avançado, a imunização de qualquer dose não necessita do agendamento. Até o momento, já foram aplicadas 288.997 doses, incluindo as quatro doses.
Vacinação
A Secretaria de Saúde reforça a importância da imunização para toda população. Até o momento, 11.864 pessoas não tomaram a segunda dose contra Covid-19 e 39.335 não foram imunizadas com a terceira dose.
A Prefeitura otimizou o atendimento e está com aplicação de todas as doses em qualquer horário, em regime de 24 horas, finais de semana e feriados. A população deve procurar as três Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) para imunização.
Atualmente, a Secretaria de Saúde aplica a 4ª dose para idosos com mais de 60 anos, de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h30, em 11 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), com exceção da Tabatinga e nas três Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), sem necessidade de agendamento prévio.
Serviço
UPA Centro – Avenida Maranhão, 451 – Jardim Primavera
UPA Norte – Rua Irineu de Mello Neto, 600 – Massaguaçu
UPA Sul – Rua José Geraldo Fernandes da Silva Filho, 297 – Perequê-Mirim
Unidades Básicas de Saúde: https://tinyurl.com/mrxe47b2.