Alunos da EMEF Profª Jane Urbano Focesi, no bairro Perequê-Mirim, em Caraguatatuba, mergulharam no universo da Matemática por meio de um projeto envolvendo o Sistema Monetário Brasileiro. Através da representação de um mercadinho, a professora Suzelene Alcântara desenvolveu atividades com alunos do 3º ano do Ensino Fundamental.
O projeto teve como objetivo trabalhar de forma interdisciplinar e lúdica os valores monetários, o raciocínio lógico matemático como estimativa, troco, comparações, medidas de massa e volume, leitura, oralidade, regras da sala de aula e interação. A professora valorizou o protagonismo dos alunos produzindo coletivamente as etapas e as regras do desenvolvimento do trabalho.
O projeto foi desenvolvido durante o 1º bimestre letivo. A professora contou que foi um trabalho bem planejado e muito divertido, onde os alunos aprenderam brincando e interagindo, através de uma proposta de aprendizagem significativa, fazendo da sala de aula um espaço de construção de possibilidades.
A secretária de Educação, Márcia Paiva, comentou que o objetivo dessas abordagens pedagógicas é transformar o espaço da sala de aula em um ambiente dinâmico onde se aprende além da teoria, de conceitos e processos técnicos, através de uma forma prazerosa e contextualizada de vivenciar não só a Matemática, mas outros conteúdos como a leitura e o respeito aos colegas. “A aprendizagem de partilhas de saberes oportunizou aos alunos competências e habilidades da Matemática e da Língua Portuguesa, além de propiciar momentos onde as crianças se desenvolvem como cidadãos respeitando regras e convívio social numa dinâmica de compras que envolveu não só o conhecimento do dinheiro, mas a solidariedade e a parceria”, concluiu.