O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Caraguatatuba realizou no primeiro quadrimestre de 2022, 4.949 atendimentos, sendo que 4.568 foram da Unidade de Suporte Básico (USB) e 381 da Unidade de Suporte Avançado (USA). Em 2021, no mesmo período, foram 4.502 ocorrências.
Dos casos clínicos, 1.987 foram de atendimentos de mal súbito, um sintoma que pode estar relacionado a diversas causas, desde um quadro de desidratação até doenças mais graves como AVC (Acidente Vascular Cerebral), infarto, arritmias cardíacas e aneurismas. Em seguida, foram 221 ocorrências de convulsão, 134 emergências com gestantes e 66 casos de hipertensão.
Os casos envolvendo acidentes somaram 887 ocorrências, sendo 660 ocasionados por quedas e traumas; acidentes de trânsito envolvendo vítimas foram 107, com moto foram 73 e bicicleta registrou 47.
O SAMU de Caraguatatuba conta, desde sexta-feira (27), com uma nova base para atender a região centro-sul da cidade, localizada na UBS Golfinhos. A unidade atende os moradores dos bairros Jardim Britânia, Pontal Santamarina e Golfinhos, otimizando o tempo de resposta do socorro naquela região.
O serviço no município conta com quatro ambulâncias de Unidades de Suporte Básico (USB), aquelas que atendem casos de menor complexidade e uma Unidade de Suporte Avançado (USA), para atender casos mais complexos, com bases descentralizadas nas regiões Sul, Norte e Centro. Em Caraguatatuba são 65 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e condutores socorristas.
Quando acionar o SAMU?
O SAMU é um serviço gratuito, que funciona 24 horas por dia e deve ser acionado pelo 192 em casos de queimaduras graves, afogamentos, choque elétrico, crises convulsivas, suspeita de infarto ou acidente vascular cerebral, crises hipertensivas e dores no peito de aparecimento súbito e outras situações consideradas de urgência e emergência, com risco de morte, sequela ou sofrimento intenso. É importante que a pessoa siga todas as orientações da equipe para que não haja complicações.