A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Obras Públicas, assinou, na última semana, a ordem de serviço para início da construção do Ecoponto no bairro Tinga, na região central da cidade. Na ocasião, também foi dada ordem para a construção do banheiro público no local.
De acordo com a pasta, a obra tem investimento em torno de R$ 322 mil. O local das instalações será a praça localizada na rua principal da Feira do Rolo, entre as Avenidas Rio Grande do Norte e Santa Catarina, no Indaiá.
O terreno possui 797,48 metros² e já passa por serviços preliminares de limpeza e preparo do terreno. Posteriormente, o Ecoponto terá paisagismo, arborização, bancos, calçada, iluminação, lixeiras, além das caçambas para receber os resíduos.
Para o secretário adjunto de Meio Ambiente, João Silva de Paula Ferreira, este é um estimulo para que as pessoas não joguem entulho nas ruas. “Agora os materiais de construção civil, poda de árvore, móveis antigos e lixos recicláveis poderão ser levados e descartados corretamente. O local tem o intuito de amenizar os problemas gerados pelo descarte destes resíduos, inclusive na contaminação de córregos e rios, evitando, também, a proliferação de criadouros para o mosquito da dengue”, afirmou.
Além desses tipos de materiais, o espaço também aceitará equipamentos domésticos, sobras de poda, pneus, óleo de cozinha, resíduos eletrônicos, pilhas, baterias de equipamentos eletrônicos e madeiras. Serão aceitos resíduos gerados até 1m³ por materiais. Vale ressaltar que o Ecoponto não receberá lixo orgânico, animais mortos e lixo hospitalar, contaminantes e químicos.
O local terá guarita e controle de acesso para impedir o descarte de materiais ou de volumes diferentes do permitido.
O espaço ainda receberá banheiro público para atender a população, em especial, os trabalhadores e visitantes da tradicional Feira do Rolo. O objetivo é evitar a instalação de banheiros químicos aos domingos, trazendo mais conforto e higiene.