Em continuidade às ações e projetos realizados pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Educação, uma importante capacitação em Tecnologia e Inovação foi iniciada no último sábado (25). Em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) campus Caraguatatuba, um grupo de 15 professores da rede municipal de ensino está participando do curso de ‘Introdução à Lógica de Programação’, ministrado pelo prof. Me. Nelson Alves Pinto.
Com carga horária total de 30 horas-aula, o curso tem como objetivo apresentar modos de trabalhar com o pensamento computacional em sala de aula, além de analisar como ele pode contribuir para o desenvolvimento das competências e habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
O pensamento computacional é uma estratégia que permite resolver problemas, de forma eficiente, criando soluções genéricas para problemas variados, pertencentes a uma mesma classe, além de abordar os principais conceitos envolvidos no desenvolvimento de algoritmos de programação e algumas formas de representação de algoritmos, com o objetivo de desenvolver o raciocínio lógico aplicado à solução de problemas.
A professora coordenadora do projeto Robótica, Rubia Costa, do setor de Informática Educativa, explicou que a capacitação deve desenvolver competências e habilidades para proporcionar aos professores uma visão crítica e sistemática sobre o tema. O conteúdo será acrescido e abordado a partir do 2º semestre letivo nas aulas de Robótica, que já são realizadas no contraturno escolar.
A secretária da Educação, Márcia Paiva, comentou que, além dos investimentos em tecnologia na Educação, é imprescindível a formação continuada: “Temos a convicção sobre a necessidade de que o professor domine as tecnologias digitais de informação e comunicação. Desse modo, ele poderá aplicar e desenvolver junto aos estudantes um processo de ensino engajador e motivador, eficiente e de acordo com a realidade digital que vivemos”, concluiu.