O Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (CEMUG) recebeu na segunda-feira (18) a abertura da 20ª Olimpíadas Especiais das APAES do Estado de São Paulo. A competição é organizada pela Federação das APAES do Estado de São Paulo (FEAPAES-SP) com apoio da Prefeitura de Caraguatatuba
O evento reuniu cerca de 800 pessoas, entre atletas, técnicos e acompanhantes, nas modalidades de atletismo, basquetebol, futsal, futebol de sete, natação, tênis de mesa, voleibol adaptado, dama e dominó.
A abertura contou com a presença de Vera Lucia Ferreira, presidente da FEAPAES-SP; Cristiany de Castro, diretora social e secretaria executiva da Frente Parlamentar Mista em Defesa das APAES; Sonia Maria Vitor, presidente da APAE Caraguatatuba; Aracélia Costa, da Secretaria da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo, representando o governador Rodrigo Garcia; Afonso Tochetto, presidente da FEAPAES-RS; Fatima Godoy, representando o presidente da APAE Brasil, José Turozzi; Rita de Cássia Leal, Wellington Clementino, autodefensores estaduais da FEAPAES-SP e secretários municipais.
O público presente pode prestigiar a entrada das 16 delegações que competirão no evento, o acendimento da tocha olímpica, a apresentação do Grupo Ciganas Lorenzei – Quero Bailar, da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) e apresentação de dança dos alunos da APAE de Caraguatatuba, com o tema ‘A Criação do Mundo’. No encerramento da noite ainda teve a banda de Caraguatatuba, The Duke.
Para a Feapaes, o evento favorece o desenvolvimento global da pessoa com deficiência intelectual e sua integração na sociedade por meio da prática esportiva adequada às suas necessidades e a aquisição de experiências que venham enriquecer seus conhecimentos e facilitar sua relação com o meio em que vive, contribuindo dessa forma para o exercício da cidadania.
De acordo com a presidente da FEAPAES-SP, além das competições, os atletas poderão usufruir de momentos de muita diversão, o que possibilitará que vivenciem novas e alegres experiências. “Além da parte esportiva, proporcionaremos atividades culturais e de lazer, passeios, festa de confraternização, cinema, entre outros e para isso contamos com grandes parceiros”, detalhou Vera Lucia Ferreira.
Sobre as Olimpíadas
A FEAPAES-SP, responsável pela organização das Olimpíadas Especiais das APAES – Edição Estadual, busca parceria com uma APAE do Estado para receber o evento, realizado a cada três anos, porém, devido à pandemia da COVID 19, a edição precisou ser adiada por um ano.
As Olimpíadas Especiais são uma oportunidade na qual os atletas classificados em suas regionais competem, demonstrando sua potencialidade, além de terem nessa ocasião a chance de trocar experiências e confraternizarem com outros atletas do Estado. A última edição das Olimpíadas foi em 2018, na cidade de Franca (SP).