O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, anunciou na última sexta-feira (12) a iluminação da faixa de areia nas orlas centrais da cidade, a começar pela praia da Martim de Sá. O serviço é coordenado pela Secretaria de Obras Públicas e executado por meio da concessionária Caraguá Luz.
Na ocasião, estiveram presentes, além do prefeito, o secretário de Obras Públicas, Leandro Borella, e o diretor da Caraguá Luz, Pedro Iacovino.
O serviço já está em andamento e visa trazer mais segurança à comunidade e incentivar o turismo municipal, uma vez que a praia é uma das mais acessadas. A promessa é que em aproximadamente 10 dias a Prefeitura entregue a iluminação completa do local.
Serão instalados cerca de 130 projetores de 300 Watts, todos voltados para a faixa de areia. Cada poste terá suporte e quatro projetores com tecnologia LED. O serviço compreenderá toda a extensão da praia, desde o Canto Bravo até o Rio Guaxinduba.
De acordo com a Secretaria, quando finalizado o serviço na Martim de Sá, a equipe da Caraguá Luz dará início à iluminação da areia na praia do Camaroeiro até a praia do Centro, na altura da Avenida Engenheiro João Fonseca.
Neste trecho serão colocados em torno de 150 projetores de 300 Watts e cada poste terá suporte para cinco projetores.
E como anunciado pelo prefeito na última semana, o projeto não para por aí e se estenderá também por toda a orla da cidade, até o trecho do Enrocamento do Rio Juqueriquerê, no Porto Novo.
A proposta é oferecer um serviço de qualidade, promover a segurança dos moradores de Caraguatatuba e garantir que a orla de toda a cidade, isto é, a faixa de areia do município tenha iluminação.
O prefeito Aguilar Junior destacou que constantemente é realizado o crescimento vegetativo da população. “Além das luminárias na faixa de areia, também temos instalado iluminação nos bairros. São mais de 25 mil pontos de luz, desses, mais de 24 mil são de LED, diminuindo o consumo de energia. Investindo em iluminação, garantimos mais segurança pública e deixamos nossa cidade muito mais bonita”, ressalta.
Quanto à iluminação em logradouros, a Prefeitura esclarece que atende as demandas quando se trata de manutenção nos braços e luminárias. Esse serviço é feito ao longo de todo o ano e é atendido, principalmente, por solicitações via Central 156. Mas para que sejam atendidos são necessários os serviços da empresa EDP, que realiza a distribuição de energia elétrica e a instalação dos postes.
A Caraguá Luz só tem licença para executar a instalação de postes ornamentais em orlas, praças e canteiro central.