Equipes das Secretarias de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca e de Educação de Caraguatatuba participaram na última quarta-feira (24), de uma visita técnica nas dependências do Parque Estadual da Ilha Anchieta, com o objetivo de conhecer as estruturas e atividades de educação ambiental, dos programas de uso público, voluntariado, pesquisa e do laboratório, visando o intercâmbio de experiências e a busca de novas referências.
Durante a visita, a gestora do Parque, Priscila Saviolo Moreira, e seus monitores, receberam as equipes municipais, realizaram um tour pelas dependências dos prédios e falaram sobre os processos de cadastro de voluntários, projetos, pesquisas e demais atividades realizadas na unidade de conservação.
O secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Leandro de Oliveira Caetano, destacou a importância dessa troca de experiências para os projetos do município. “Nossa intenção com essa visita foi conhecer as iniciativas que possam servir de parâmetros para utilizarmos nos programas que implantaremos no Parque Natural Municipal do Juqueriquerê, bem como em demais ações que envolvam o universo das Unidades de Conservação e da Educação Ambiental em Caraguatatuba”.
Leandro comentou sobre a importância dessas parcerias para realização de ações em prol do município. “Agradeço a Priscila e toda equipe do Parque Estadual da Ilha Anchieta pela disponibilidade em nos receber e compartilhar conosco toda experiência em gestão desse parque que é uma grande referência nacional. Além disso, tivemos o apoio da VaiDaPesca Eco Hotel e Marina, que nos cedeu a embarcação e seus marinheiros para o transporte de nossa equipe”.
Além do secretário, participaram da visita, o técnico consultivo Douglas Santos, a diretora de Projetos, Saneamento e Educação Ambiental, Tatiana Soares Scian, ambos da secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca. Pela Secretaria de Educação, estiveram presentes o supervisor de Ensino, professor Bruno Nacano, a professora Márcia Oliveira da Cruz, do setor de Apoio Pedagógico e a responsável pelos projetos de Educação Ambiental, Mayara Peixoto.
Parque Natural Municipal do Juqueriquerê
O parque natural é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral e irá contemplar um Centro de Educação Ambiental que será importante para a preservação da natureza no local, e também será utilizado em atividades de educação ambiental, para a população geral e aos alunos da rede de ensino municipal e particular do município.
Funcionará como importante Centro de Pesquisa e poderá receber pesquisadores de diversas universidades, com interesse em realização de trabalhos em Caraguatatuba, além de fomentar o turismo ecológico, além de um Orquidário, um Observatório e um Deck com vista para o Rio.
As obras do Parque Municipal do Juqueriquerê, localizado no Porto Novo, na região sul seguem em fase final, a previsão é que ele seja entregue ainda neste semestre.