Caraguatatuba possui há um ano um espaço que atende pacientes com sintomas crônicos de síndrome pós Covid-19. Até o momento, 21.176 atendimentos foram realizados no ambulatório que fica na região central.
O espaço é administrado por uma clínica conveniada com a Prefeitura e recebe pacientes encaminhados pelas unidades de saúde com sequelas da Covid-19. No local recebem atendimento médico, nutricionista, fisioterapia respiratória, espirometria e acupuntura para ajudar nas neuropatias causadas por longas internações.
O ambulatório é o único local da região que possui tratamento por oxigenoterapia hiperbárica para melhorar feridas crônicas, ou em pacientes com quadro respiratório arrastado e várias outras condições clínicas que podem ser melhoradas por este tratamento.
Os sintomas mais comuns que os pacientes relatam pós-Covid-19 são fadiga, cansaço, fraqueza, mal-estar; falta de ar (dificuldade para respirar ou respiração curta); fibrose nos pulmões e/ou rins; perda de paladar e olfato (temporária ou duradoura); dores de cabeça; dores e/ou fraqueza musculares; dificuldades de linguagem, raciocínio/concentração e memória; distúrbios do sono (insônia); depressão e ansiedade e agravamento de doenças pré-existentes.
O secretário de Saúde, Gustavo Boher, avaliou o espaço como um importante equipamento para recuperação dos pacientes que sofreram com a Covid-19.