Nada como aprender brincando! É assim que os alunos do 2º ano da rede municipal de ensino aprendem como se alimentar da forma certa, através do Projeto Caraguá Saudável, promovido pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Educação.
O projeto tem o objetivo de conscientizar as crianças sobre os riscos de desenvolver obesidade, sobrepeso, colesterol elevado, doenças cardíacas, diabetes por causa do excesso de consumo de sal, açúcares, gorduras presentes nos alimentos industrializados.
A secretária de Educação, Márcia Paiva, explica a importância do programa para as crianças. “Dessa forma lúdica e leve, os alunos de Caraguatatuba aprendem desde cedo a importância de uma alimentação boa e saudável. A escolha de uma boa alimentação faz a diferença de inúmeras formas, principalmente para as crianças”, disse.
Nesse projeto, a equipe do Setor de Alimentação Escolar vai até as escolas e, de forma lúdica e com dinâmica, diálogo e música, ensinam as crianças sobre os principais grupos alimentares (energéticos, construtores e reguladores).
Após a explicação, uma dinâmica é desenvolvida com material confeccionado em feltro e espuma, que reproduz vários alimentos como carnes, peixe, macarrão, frutas, arroz, feijão, sorvete, chocolate, suco de caixinha, refrigerante, no qual as crianças montam um prato ideal e saudável.
Renan Miranda dos Santos, do 2º ano B, da EMEF Prof.º Jorge Passos, no Jaraguazinho, comentou sobre sua experiência. “Vou contar tudo para minha mãe. Foi bem legal, aprendi muito hoje”, disse.
A meta é que todas as EMEI e EMEFs sejam visitadas até o final do ano letivo. Anualmente será realizado um monitoramento dos índices de sobrepeso e obesidade dos alunos do município para que os Setores de Projetos e de Alimentação Escolar tracem estratégias para que crianças e adolescentes mantenham o peso ideal.