Alunos EMEI/EMEF Professor João Batista Gardelin, do Poiares, participaram nesta quinta-feira (18/5) do projeto SP Mirim, uma ação educativa dentro da programação do Maio Amarelo, mês da conscientização no trânsito.
O SP Mirim é desenvolvido pela Polícia Rodoviária do Estado. Como conscientização, é criada uma estrutura de uma cidade mirim, com placas de indicação, advertência e regulamentação do trânsito.
Os policiais fazem um contato nas salas de aula com os alunos, passando as noções básicas de trânsito e depois, a parte prática consiste em vivências a pisca fictícia montada pelo projeto.
O projeto integra também o Programa Trânsito Legal, desenvolvido pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão.
Direcionado aos alunos do Ensino Fundamental I (4º ano), o programa faz parte de uma série de atividades de Formação Cidadã promovidas nas unidades escolares de Caraguatatuba através de parcerias intermediadas pelo Setor de Projetos da Secretaria de Educação. Ao todo, 1.636 alunos da rede municipal participam do projeto este ano.
Completando 20 anos, o Programa Trânsito Legal já abrangeu mais de 27 mil alunos da rede pública. De uma forma lúdica e divertida e com auxílio de vídeos e jogos, os agentes de trânsito explicam a importância de usar equipamentos de segurança para dirigir carros e motos, o papel dos agentes de trânsito, primeiros socorros em casos de acidentes e valorização de conceitos de ética, moral e cidadania para maior respeito à vida, à saúde, à educação e ao meio ambiente.